Problema de distribuição de água no Vale do Iguaçu será sanado com finalização de obra » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Problema de distribuição de água no Vale do Iguaçu será sanado com finalização de obra


26 de janeiro de 2022

Ilustrativa. Foto: Arnaldo Alves / AEN.

Os município de Porto União e União da Vitória tem sofrido nos últimos dias com a falta de água nas torneiras, e a reclamação é geral. Em função das altas temperaturas dos últimos dias, com a onda de calor que chegou na região Sul do país, o volume de água produzido aumentou.

De acordo com o Gerente Regional da Sanepar, Antônio Marcos Vieira, até a sexta-feira, 21, a produção de água foi mantida, porém no mesmo dia, o consumo foi muito maior que esta produção que está sendo de 240 litros de vasão por segundo na estação de tratamento de água no Distrito de São Cristóvão.

“O consumo que está vindo da população está quase 30% acima do que é a média histórica nossa”, disse. O alto consumo com o adicional de algumas variáveis como o rompimento de rede, falta de energia ou o desligamento de algumas das bombas de recalque, faz com que a falta de água aconteça.

Quem sofre mais com esse tipo de problema são os moradores das partes altas dos municípios, que são os primeiros a sentir a falta de água e os últimos a terem o retorno dela.  

Vieira disse que a há uma obra em andamento em União da Vitória para sanar esse tipo de problema, obra essa que está adiantada e deve estar pronta até o próximo verão. Com a obra concluída será possível trabalhar com 300 litros de vasão por segundo. “Esse volume maior nos dará a garantia de, com as obras de distribuição de algumas redes que vão ser feitas em União da Vitória e Porto União, abastecer com melhor qualidade até essas partes mais altas”, concluiu.

O gerente regional colocou que há água suficiente para abastecer a população, devido ao grande volume do Rio Iguaçu, sendo que o real problema é na distribuição que será resolvida quando a obra terminar.

Já foi realizado um pedido a Sanepar para o adiantamento de parte dessa obra, que possibilitará fazer a distribuição de uma melhor forma. “Tendo essa condição, essa água vai chegar com qualidade e pressão nos pontos mais altos dos dois municípios”, pontuou Vieira.

Para reclamações é pedido que a população ligue no 0800 0200 115 ou pelas mídias sociais da Sanepar.

Acompanhe o áudio completo do gerente regional da Sanepar abaixo:

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Morador de União da Vitória é vítima de estelionatários e tem quase R$ 15 mil retirados de conta no banco

Compareceu na sede do 27º Batalhão da Polícia Militar em União da Vitória nessa sexta-feira, 24, por volta das 14h55, um morador da área central, relatando que foi vítima de um golpe com cartões do banco. Disse que recebeu a ligação de uma pessoa que se identificou como funcionário do Banco do Brasil, onde tem […]

Avança licitação de obra para solucionar queda de rochas em União da Vitória

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou nesta quinta-feira (23) a sessão de abertura dos envelopes com documentos de habilitação da obra de estabilização de taludes em trecho da PRC-466 em União da Vitória. O local é conhecido como um ponto de queda de barreira, principalmente em períodos de chuvas, e atualmente […]

Aneel mantém bandeira tarifária verde para julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde em julho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês. É o terceiro o anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, […]