Procon Paraná registra 92 mil atendimentos no primeiro semestre de 2021 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Procon Paraná registra 92 mil atendimentos no primeiro semestre de 2021


12 de julho de 2021

Imagem: SEJUF

O Procon Paraná registrou no primeiro semestre de 2021 um total de 92.050 reclamações de consumidores relativas a questões junto a empresas. O número representa aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2020, quando houve 84.630 atendimentos, e mais do que tudo o que foi registrado em 2018.

Dos casos registrados neste ano, 80% foram solucionados pelo órgão de defesa do consumidor, que pertence ao Governo do Estado e é vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.

O maior número de reclamações chegou através da plataforma www.consumidor.gov.br,com 64.816 casos, seguido de 27.234 contestações registradas pelos canais digitais do órgão estadual do consumidor.

“Mesmo nessa época de pandemia, o Procon-PR segue o atendimento através de suas plataformas e canais online para assegurar os direitos do consumidor no Paraná”, afirmou o secretário da Justiça, Ney Leprevost.

As áreas com maior volume de reclamações no primeiro semestre foram empresas de telecomunicações, telefonia e serviços financeiros. “Devido à pandemia, os atendimentos e reclamações estão sendo resolvidos em aproximadamente 15 dias através dos vários canais de atendimentos online”, informou a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano. “O órgão vem se fortalecendo todos os anos e tem papel fundamental de auxiliar a sociedade diante das complexidades das relações de consumo”.

PROCON – O Procon é responsável pela implementação e execução da política estadual de proteção, orientação, defesa e educação do consumidor. Em caso de dúvidas e reclamações o consumidor pode acessar os canais de atendimento online do Procon-PR através dos sites www.consumidor.gov.br/ e www.procon.pr.gov.br.

O Procon, através da Divisão de Estudos e Pesquisas, também realiza pesquisas de preços com o objetivo de informar o consumidor para uma melhor decisão na escolha de produtos ou contratação de serviços. Ainda orienta sobre bloqueio de ligações de telemarketing; práticas de consumo relacionadas a diversos setores, como saúde/planos de saúde e comércio eletrônico; avisos obrigatórios dos fornecedores e prazos para reclamação. 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]

Produtor de Porto União é um dos vencedores do concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte 2024

Elisandro Scolaro, produtor do Distrito de São Miguel da Serra em Porto União, foi um dos vencedores na categoria vinho tinto do Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte 2024. Sua nota foi de 83,3. O resultado foi divulgado na tarde desta quinta-feira, 21, em live transmitida pelo Grupo de Fruticultura do […]