Produção de soja na Serra Catarinense deve crescer 28% este ano » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Produção de soja na Serra Catarinense deve crescer 28% este ano


7 de abril de 2025

Região deve colher 337 mil toneladas de soja na safra 2024/25 – Foto: Adelina Berns / Epagri

A Serra Catarinense tem a expectativa de um considerável aumento na quantidade de soja a ser colhida na região, o que enche os produtores de esperança. A colheita da safra 2024/25 começou na primeira quinzena de março e deve seguir pelos próximos dois meses.

O Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) estima que o Estado deve colher 3,1 milhões de toneladas, 12% a mais que as 2,7 milhões do ano passado. Mas, nos Campos de Lages, a produção deve ser ainda maior, passando de 262 mil para 337 mil toneladas, um acréscimo de 28%. É o segundo maior índice entre todas as regiões catarinenses, atrás apenas de Rio do Sul, onde a produção deve crescer 35%. 

Na região, os cinco municípios que mais produzem soja são Otacílio Costa, com 55 mil toneladas; Lages, com 53 mil; Campo Belo do Sul, com 49 mil; São José do Cerrito, com 39 mil; e Capão Alto, com previsão de colher 35 mil toneladas na atual safra.

Já no Estado, os cinco maiores produtores são Campos Novos, com previsão de 274 mil toneladas; Abelardo Luz, com 188 mil; Mafra, com 124 mil; Canoinhas, com 108 mil; e Curitibanos, com expectativa de colher 96 mil toneladas.

Produtividade deve crescer 32%

Em relação à produtividade, que é a quantidade de quilos colhidos por hectare (10 mil metros quadrados), a expectativa para a Serra é ainda maior. Enquanto, no Estado, o aumento deve ser de 9%, na Serra deve chegar a 32%. A segunda região com maior aumento de produtividade deve ser Ituporanga, na casa dos 18%.

“É importante destacar que estes dados são uma estimativa inicial, pois aqui na região a colheita desta safra está só começando. Podemos dizer que 45% do total foi colhido até agora. Alguns produtores devem ser afetados pela estiagem enfrentada em janeiro, o que pode interferir nos resultados. Mas embora sejam ainda preliminares, os números devem ser positivos”, comenta a engenheira-agrônoma Adelina Cecília de Andrade Berns, analista de mercados da Estação Experimental da Epagri em Lages.

Por: Pablo Gomes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto União divulga progração do Encantos de Natal

A Prefeitura de Porto União divulgou a programação oficial do Encantos de Natal 2025, que acontece entre os dias 6 e 21 de dezembro. Neste ano, o município traz uma novidade importante: a decoração natalina passa a ser patrimônio da cidade, adquirida pela administração em etapas anuais. A mudança coloca fim à locação de enfeites, […]

Bombeiros Militar de Porto União celebra entrega de equipamentos, promoções e formatura

A noite desta quarta-feira foi marcada por emoção, reconhecimento e importantes conquistas durante a solenidade de Entrega de Equipamentos, Promoção de Praças e Comunitários e Formatura dos Programas Sociais Bombeiro Mirim e Juvenil, realizada pela Organização de Bombeiros Militar de Porto União. O evento iniciou às 19h e reuniu mais de 1.000 pessoas, entre autoridades […]

61º Aniversário de Porto Vitória movimenta município

As comemorações pelo 61º aniversário de Porto Vitória movimentam a cidade neste fim de semana com mais uma edição especial da tradicional Feira da Lua, realizada na Rua Pedro Scheid, em frente aos Correios. A programação começa hoje, com a abertura oficial às 18h, seguida de um show da Banda Tulipa às 19h, marcando o […]