Professores de Bituruna realizam atividades que transformam escolas » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Professores de Bituruna realizam atividades que transformam escolas


24 de outubro de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Professores e alunos dos Terceiros Anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Bituruna acompanhados pela técnica do SESI – Serviço Social da Indústria – do Paraná, Liliana Feltrin, desenvolvem ações educacionais no decorrer do ano de 2014, por meio do Projeto Meu Jeitinho, tendo acesso à vivência de temas transversais por meio de dinâmicas em sala de aula, oficinas, recreação e atividades lúdicas e extraclasses voltados para estes temas. Os alunos estão tendo a oportunidade de desenvolver o sentimento de transformação nos aspectos sociais, ambientais e econômicos da sua escola e comunidade.

Os projetos que estão sendo desenvolvidos são:

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Escola Municipal Antonio Baby desenvolve o projeto “Cuidaré preservar, nós podemos”, sob coordenação da professora Élide Maria Novakoski Isaton com o qual os alunos perceberam que pequenos atos diários como: apontar menos o lápis, cuidar de livros e cadernos, fechar a torneira após o uso da água podem fazer a diferença. Segundo a professora, os alunos estão muito cuidadosos com os materiais escolares e até poupando-os. Estão contribuindo com a preservação do meio ambiente e do meio social.

 

Escola Municipal Antonio Greselle com o projeto “Alimentação Saudável” acompanha os alimentos consumidos pelos alunos e realiza pesquisas sobre os lanches preferidos na escola, desta forma confeccionam gráficos e tabelas para análise das informações. Os alunos ainda participaram nos últimos dias de uma palestra com a Nutricionista Valéria Masiero sobre “Comer Bem”. A professora Wanderleia de Lima Moraes, responsável pelas ações disse que o projeto está sendo muito trabalhoso, mas recompensador, pois a “alimentação é motivo de preocupação dos pais e educadores, visto que o mercado oferece uma enorme quantidade de produtos alimentícios que, através da mídia, invadem as nossas casas e tornam os hábitos alimentares bastante inadequados”.

 

As professoras Sueli Seccon e Maria Cleucir Brolini da Escola Municipal Bento Gonçalves se responsabilizaram pelo projeto “Leitura e Saúde” abordando através de atividades com leitura, assuntos relacionados à saúde como higiene, escovação e cuidados com o ambiente ao seu redor. O ponto alto do trabalho se deu com a parceria entre os profissionais da saúde do PSF do Bairro São João e a escola, na qual os alunos receberam orientações sobre saúde bucal através de palestra e conversas, além de serem encaminhados para tratamento odontológico se necessário.

 

Na Escola Municipal Frei Tiago Luchese, as professoras Ingrid Dohopiati,  Lidiane de Moura da Silva e Rosana Tarachuk, juntamente com os alunos desenvolvem o projeto “Hora da Leitura”, com o qual toda a terça-feira os alunos da escola e professores, ao toque do sinal param suas atividades e passam a fazer a leitura do gênero literário escolhido, pode ser jornal, livro, gibis etc. Esse tempo é de vinte minutos e a leitura pode ser realizada na sala de aula, cantinho da leitura ou outro escolhido pelo professor. Optou-se por realizar a ação sempre no mesmo dia da semana para que todos possam se programar e estar com seu material em mãos.

 

O projeto daEscola Municipal Dr. Oscar Geyer, intitulado “Plantas medicinais” organizado pelas professoras Carmen Pinheiro Giareta, Marisol da Maia Bet e Marlene Marcon visa levar os alunos a reconhecer a importância das plantas medicinais e seu uso na vida das pessoas, realizando trabalhos de pesquisa e cultivo para manter a cultura de nossos antepassados sobre o conhecimento e uso de chás medicinais como forma de preservar a saúde. As atividades estão programadas para serem realizadas no início do próximo ano.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Escola Municipal Paulo Roberto Geyer, com seu projeto “Higiene Bucal”, organizado pelas professoras Elizabete Mattiola de Mattos e Maria Cleucir Brolini, realizou um levantamento da saúde bucal dos alunos do 3º Ano, agendou consultas para atendimento odontológico no PSF do Bairro Nossa Senhora Aparecida, que acontecem toda quinta-feira e oportunizou aos alunos e familiares uma palestra com profissionais da área oferecendo orientações e informações estatísticas sobre o estado dos dentes dos alunos da escola. Os alunos puderam visitar a dentista e saber como funciona o atendimento no PSF.

 

Na Escola Municipal Santo Antonio, as atividades se voltaram para o embelezamento da instituição, com o projeto “Jardim na Escola” organizado pelas professoras Araci Ambrósia Schwarz, Loreci De Ramos, Roseli Nalon Novakoski, Sebastiana L. Cardoso de Souza e a diretora Inês Zamboni Schleger. O jardim da escola não se encontrava com uma boa aparência e para valorizar o espaço e tornar o ambiente mais agradável objetivou-se plantar e cuidar de flores e árvores buscando cuidar da natureza, sendo que o ser humano é um agente de transformações do mundo em que vive.

Foto : Divulgação

Foto : Divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeituras entram em recesso e férias coletivas

Apartir de hoje as prefeitura de União da Vitória e Porto União estarão em recesso ou férias coletivas. Em Porto União as férias coletivas irão até dia 12 de janeiro A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, nos dias 24 e 25 de dezembro, 31 de dezembro e 01 de janeiro, as unidades de saúde […]

Bombeiros de Porto União lançam Campanha Bombeiro Noel para arrecadar doces

O Corpo de Bombeiros Militar de Porto União, em parceria com a Associação Comunitária de Bombeiros, lançou mais uma edição da Campanha Bombeiro Noel, iniciativa solidária que busca levar alegria e esperança às crianças do município na véspera de Natal. A ação tem como objetivo arrecadar doces, que serão distribuídos na manhã do dia 24 […]

Atletras do Futuro Craque se destacam na copa mudo de futsal

As atletas Naianny Souza dos Santos e Lorena Hamann, integrantes do projeto Futuro Craque, de União da Vitória, foram destaque na Copa Mundo de Futsal para categorias de base, realizada neste sábado, dia 20, em Foz do Iguaçu. Atuando por empréstimo a outras equipes, as jovens conquistaram título e vice-campeonato em suas respectivas categorias, representando […]