Com a exibição do documentário, Miss Representation, o projeto “A gente não quer só cinema” é reiniciado, em União da Vitória, nessa terça-feira, 05. A apresentação acontece às 19h30, no Cine Teatro Luz.
Após isso, a Secretária de Formação Política Sindical da APP- Sindicato, Janeslei Aparecida Albuquerque, fará o debate a respeito da cultura de violência contra as mulheres, haja vista que o Paraná ocupa o 3º lugar no Mapa da Violência, em 2012 e União da Vitória é o 46º município do país entre os 100 com maior número de mulheres assassinadas, segundo documento da CPMI, que investiga a violência contra as mulheres no país.
O projeto é reiniciado com a apresentação do documentário Miss Representation, em comemoração às conquistas das mulheres e em denúncia a violência contra elas, uma vez que o filme mostra como a mídia faz uma “má representação” da mulher contribuindo para a sua inferiorização.
“A gente não quer só cinema”
Esse é um projeto de cinema e debate do Coletivo Feminista e Anti-homofobia da APP-Sindicato de União da Vitória, que apresentará de março a novembro de 2013, no Cine Teatro Luz, nove filmes com temáticas específicas na perspectiva de subsidiar o debate sobre o sexismo, racismo e homofobia.
A ideia central do projeto é, além da exibição dos filmes, promover o debate, com a participação de educadores especialistas da Fafiuv e da Educação Pública do Paraná, militantes dos movimentos negro, feminista e LGBT, aos educadores da rede estadual e municipal de ensino e estudantes, sendo o evento aberto à comunidade.
O projeto tem o apoio da Fundação Municipal de Cultura de União da Vitória.