Projeto ABC oferece reforço escolar para alunos da rede municipal de União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Projeto ABC oferece reforço escolar para alunos da rede municipal de União da Vitória


18 de outubro de 2021

Divulgação

Foi lançado nesta sexta-feira, 15, o Projeto ABC uma parceria entre a Secretaria da Educação de União da Vitória e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). O projeto é uma iniciativa da professora aposentada e mediadora Sandra Konell que apresentou a ideia ao Juiz Carlos Mattioli, coordenador do Cejusc, que acolheu a proposta e buscou a parceria com a educação do município.

O projeto ABC visa atender a alunos das regiões mais periféricas do município, com maior dificuldade em assimilar os conteúdos e que tiveram o aprendizado prejudicado devido a pandemia da Covid-19. Professores voluntários, vão atender os alunos que serão encaminhados, sempre especificando qual a sua maior dificuldade.

“Ficamos muito felizes ao receber essa proposta, vinda do Cejusc, do juiz Carlos Mattioli e da professora Sandra, pessoas que se doam para que os alunos possam ter direito a uma educação complementar, depois de um período tão difícil que passamos com a pandemia”, afirmou o secretário da educação, Ricardo Brugnago que destacou que o trabalho será desenvolvido com professores voluntários, em parceria com a escola, que vai encaminhar os alunos que mais necessitam do reforço escolar.

Idealizadora do projeto, Sandra afirmou que “o projeto nasceu da preocupação que nós começamos a ter a respeito do aprendizado das crianças, no período da pandemia, que não tinham acesso, não tiveram acesso as aulas remotas”, ela também contou que pensou no projeto como uma forma de os alunos com maiores dificuldades e que não conseguiram aprender quase nada no período da pandemia.

De acordo com o coordenador do Cejusc a dificuldade de aprendizado e saúde mental dos alunos já era uma preocupação desde que as aulas foram suspensas no ano de 2020, e o projeto vem suprir essa necessidade diante do retorno escolar.  “O projeto é possibilidade de que alunos indicados pelo ambiente escolar que estão com muita dificuldade nas matérias básicas, possam ter um reforço gratuito, sem qualquer ônus para as famílias, sem qualquer custo, enfim, para que elas possam se adaptar a esse retorno e seguir o nível normal de aprendizagem deles”, afirmou Mattioli.

A Escola Municipal Didio Augusto, no bairro Limeira, é a primeira escola a receber o projeto, que deverá expandir para outras escolas de acordo com o número de professores voluntários que se oferecerem para fazer o atendimento a esses alunos.

“Nós agradecemos aos professores e professoras voluntárias que estão iniciando esse projeto, e convidamos aqueles professores da ativa, aposentados, e acadêmicos de pedagogia e licenciaturas, que tiverem interesse em ajudar a essas crianças, venham junto participar desse projeto que só tem a beneficiar a toda a sociedade”, finalizou Brugnago.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


São Mateus do Sul decreta luto de três dias pelo trágico acidente na BR 476

Após o trágico acidente ocorrido na noite de quarta-feira, 25, na BR 476, km 313, região do Limoeiro, entre São Mateus do Sul e União da Vitória, a prefeitura de São Mateus do Sul decretou luto de três dias. A prefeita Fernanda Sardanha, abalada com a situação, deixou sua solidariedade ás famílias das vítimas e […]

Brasileiro cria spray que economiza água da descarga do xixi e conquista prêmios internacionais

“É como trazer uma estação de tratamento para dentro do sanitário da sua casa”, disse, destacando que, além de economizar água, a inovação higieniza, altera a coloração e perfuma. Concretamente, o usuário pulverizaria o vaso a cada ida ao banheiro. Mas, como o nome indica, o spray só substitui a descarga do xixi. O empreendedor […]

Bombeiros registram ocorrências envolvendo águas-vivas e salvamentos nos últimos sete dias em SC

A operação Estação Verão 2024/2025, promovida pelo Governo de Santa Catarina, iniciou a alta temporada com resultados expressivos no período de 17 a 23 de dezembro. Em sete dias, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram 85 salvamentos por afogamento em todo o estado, evidenciando a importância do trabalho preventivo […]