Projeto de revestimento de paredes com embalagens tetra pack será destaque em Irineópolis em 2023 » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Projeto de revestimento de paredes com embalagens tetra pack será destaque em Irineópolis em 2023


16 de dezembro de 2022

Fotos: Prefeitura de Irineópolis

Com mais de 4.640 caixas de leite vazias arrecadadas durante gincana das equipes do programa Cidade Limpa e Solidária, a Secretaria de Assistência Social de Irineópolis se prepara para começar 2023 com um novo projeto: o revestimento de paredes com embalagens tetra pack, fechando frestas e proporcionando conforto térmico em residências de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O projeto nasceu a partir de uma conversa entre o prefeito Lademir Arcari, que já tinha observado iniciativa similar executada por integrantes do Lions Clube em outros municípios, e a secretária de assistência social, Vera Lúcia Piotrowski Cubas, que no mesmo período acompanhava os resultados do projeto Brasil sem Frestas. “Um dia o ex-prefeito Juliano compartilhou comigo uma notícia sobre o projeto realizado no Rio Grande do Sul, achei bem interessante e levei a proposta ao prefeito Lademir, que disse que também já tinha visto bons resultados e apoiava a realização em Irineópolis. Com o apoio da equipe e do programa, resolvemos fazer a gincana para captar as caixas e já foi um sucesso”, destaca a secretária.

O projeto Brasil sem Frestas, uma das inspirações para o projeto de Irineópolis, surgiu em 2009 em Passo Fundo (RS) e já foi replicado em diversos municípios, oportunizando melhores condições de habitação a pessoas que moram em casas com frestas e buracos e sofrem principalmente em dias de frio. “Com a colaboração da comunidade e das equipes do Cidade Limpa e Solidária, liderados pelos coordenadores Paulinha e Lindomar, vamos poder confeccionar e aplicar as placas em uma residência, que será piloto nesse projeto. Pretendemos continuar as arrecadações no próximo ano para contemplar mais famílias”, comenta Vera.

Gincana

Para arrecadar as caixas de leite que serão transformadas em placas para revestimento para as paredes, a secretaria de assistência social e o Cras promoveram gincana com as equipes do Cidade Limpa e Solidária que atuam na cidade. Os integrantes das cinco equipes arrecadaram caixas no comércio e em residências do centro e também dos bairros. A equipe vencedora foi a dos participantes de sexta-feira, que coletou 1.390 caixas. Os participantes da equipe campeã que contribuíram com a gincana foram premiados com uma cesta de produtos diversos. Em segundo lugar ficou a equipe de quinta-feira, com 1.331 caixas, seguido da turma de segunda-feira, com 821 embalagens; a de quarta-feira com 652 e a de terça-feira que recolheu 447 caixas de leite.

Para Miriam Ferreira de Souza, integrante da equipe campeã, a animação de todos contribuiu com o sucesso da arrecadação. “Eu gostei bastante, porque a gente estava naquela brincadeira, encontrando as caixas, pedindo para as pessoas para ter um bom resultado e elas ajudaram. Eu gostei bastante”, comenta. Da mesma equipe, Andressa Carla da Cruz destaca a colaboração dos amigos. “Eu nunca tinha participado de uma gincana e achei bem legal. A minha vizinha e comadre deu bastante caixinha para ajudar, eu achei bem legal”, avalia.

Outra integrante da equipe vencedora, Janete Martins, ressalta que a gincana foi animada e interessante porque vai contribuir com um projeto social e com a reutilização de material que iria para o lixo. “Eu gostei bastante de participar da gincana, porque além de ajudar uma família com a arrecadação das caixinhas a gente também ajuda o meio ambiente”, conclui.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Hussein Bakri garante dois novos veículos para União da Vitória e a realização dos Jogos da Amsulpar

O Líder do Governo, deputado Hussein Bakri, esteve hoje de manhã na prefeitura de União de Vitória, onde discutiu pautas e investimentos para o município e a região. Com representantes da Secretaria de Estado do Esporte, foram alinhados os detalhes para a realização dos Jogos da Amsulpar no 2º semestre deste ano. O parlamentar também […]

Governadores do Sul entregarão pleitos conjuntos ao Governo Federal

O governador Jorginho Mello, em sua segunda viagem a Brasília representando o Governo do Estado, adiantou nesta quinta-feira, 26, com o vice-presidente Geraldo Alckmin as demandas de Santa Catarina que serão apresentadas nesta sexta-feira, 27, para o presidente Lula. A principal cobrança diz respeito à conclusão das obras nas rodovias federais em SC, que se […]

Famílias e empresas pagaram juros mais altos em 2022, diz BC

As famílias e as empresas pagaram taxas de juros mais altas em dezembro do ano passado, segundo as Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas hoje (27) pelo Banco Central (BC). A taxa média de juros para pessoas físicas no crédito livre chegou a 55,8% ao ano, elevação de 10,8 pontos percentuais (p.p.) no ano, com […]