Projeto Força das Araucárias de clonagem de mudas será implantado ainda este ano em Bituruna » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Projeto Força das Araucárias de clonagem de mudas será implantado ainda este ano em Bituruna


9 de março de 2022

Imagem ilustrativa

Bituruna implantará ainda neste ano de 2022 o projeto Força das Araucárias que visa a redução no tempo de colheita do pinhão com a clonagem de mudas do Pinheiro Araucária. O programa vem sendo trabalhado desde 2016 em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A clonagem consiste na retirada da muda, que fica na parte superior do pinheiro, mais especificamente na copa. Essa retirada acontece quando a parte reprodutiva da planta está madura, por isso ela precisa primeiro atingir os 2 metros de altura.

De acordo com o secretário de Agricultura, Mario Zampieron, já há no município mudas clonadas que, a partir do segundo ano de plantio, começaram a se reproduzir e a produzir o pinhão. “Nós temos, além do aceleramento da produção, que é o objetivo da clonagem, nós também temos a garantia que essa planta vai ser idêntica à sua mãe”, disse. Logo as mudas de árvores que têm um potencial grande de produção de pinhão, herdarão essa característica.

O projeto além de envolver a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, contará com o suporte da Secretaria de Educação para trabalhar o tema nas escolas; da Secretaria de Assistência Social com o projeto sendo voltado para as famílias assistidas pela pasta; e também com a Secretaria de Saúde.

As pessoas que participarão das capacitações serão organizadas de 8 á 12 famílias por grupo de acordo com a proximidade local de cada uma. Essas capacitações envolverão especificamente o trabalho de plantio da espécie.

Zampieron coloca que neste primeiro momento o projeto não será trabalhado com todos os agricultores do município por questões de balizamento de acordo com a capacidade técnica, operacional e financeira da secretaria. Em todo caso, o setor de Agricultura está à disposição de toda a população para dar orientações sobre a clonagem e plantio das Araucárias.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

A partir desta quinta-feira (7), os postos de combustíveis de todo país estão obrigados a divulgar, de forma “correta, clara, precisa, ostensiva e legível”, os preços dos combustíveis que eram cobrados, em cada empresa, no dia 22 de junho de 2022, “de modo que os consumidores possam compará-los com os preços praticados no momento da […]

Feira de Adoção acontece neste sábado em União da Vitória

Acontece neste sábado, 09, mais uma edição da Feira de Adoção Animal realizada pela equipe da Defesa Animal de União da Vitória. A feira acontece na Estação União entre das 09h às 12h e o objetivo é facilitar a adoção de cães que que foram acolhidos pela Defesa Animal e estão prontos para irem para […]

Nossa Casa do Caminho em União da Vitória realiza 2º bazar beneficente nesse sábado

Na próxima sexta-feira, 8, a casa de caridade “Nossa Casa do Caminho” realizará um bazar, das 13h às 17h, com artigos que variam de R$0,50 a R$3,00. Serão principalmente roupas e calçados para adultos e crianças, por causa da campanha do agasalho e do inverno. A Nossa Casa realiza diversas atividades, todas de forma gratuita. Inclusive a […]