Projeto Planetário Móbile é realizado em Bituruna » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Projeto Planetário Móbile é realizado em Bituruna


27 de agosto de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Bituruna por meio da Secretaria de Educação e Cultura esta promovendo para os alunos da rede municipal a participação no Projeto Planetário, o equipamento esta montado na quadra de esportes Nelson Porfírio da Luz no bairro Vila Mariana onde as crianças estão visitando.

Na segunda-feira, 26, a Secretária de Educação e Cultura juntamente com a equipe da educação esteve visitando o Projeto Planetário Móbile e puderam conferir as apresentações junto as crianças.

 

Experiência

 

Desde 1999, o Projeto Móbile se dedica exclusivamente a ensinar astronomia e valores humanos, levando o planetário às escolas em todo Brasil.

 

Metodologia

 

No Móbile, os alunos aprendem astronomia de forma natural: navegando pelo universo. Educação é coisa séria, mas precisa ser também divertida e envolvente. Nenhuma situação acontece por acaso, todos os conteúdos foram cuidadosamente contextualizados. O objetivo é que o aluno experimente lições ricas em sentido e significado.
Por trás do espetáculo, existe um trabalho pedagógico responsável e comprometido com os valores da nova educação. As apresentações são permeadas de temas transversais que podem ser explorados em discussões posteriores, em sala de aula. A inserção desses temas enriquece o trabalho, resultando em soluções criativas no processo ensino-aprendizagem.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Responsabilidade e comprometimento

 

O professor Irineu Gomes Varella, diretor do Planetário Municipal de São Paulo de 1980 a 2002, desenvolveu um roteiro especialmente para o Planetário Móbile.
Os temas de Educação Ambiental foram elaborados pela Professora Assucena Tupiassú, coordenadora de cursos no Departamento de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE) da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA).

 

Apresentações

 

A linguagem e os conteúdos foram elaborados de acordo com as várias faixas etárias, acompanhando as etapas do desenvolvimento cognitivo. Os programas compreendem todas as séries, desde a educação infantil até o ensino médio, e também são próprios para feiras de ciências e culturais, aniversários e outras comemorações da escola.

 

Preocupação com o meio ambiente

 

Durante a narrativa, várias passagens se inter-relacionam com temas de educação ambiental. Ao serem questionados sobre o que aprenderam no planetário, os alunos sempre falam sobre as maravilhas dos planetas e principalmente sobre a importância de cuidar da Terra, pois ela é o único planeta habitável no Sistema Solar.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeito Ary Carneiro Jr. sanciona lei que aprova a incorporação da Uniuv pela Unespar

Imagem de reprodução O prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Jr., sancionou na sexta-feira, 19, a lei nº 5252/2025 que autoriza a incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A lei sancionada, marca um passo histórico para o fortalecimento do ensino superior público na região Sul […]

Prefeitura de Porto União entra em recesso

A Prefeitura de Porto União informou que entrará em recesso administrativo e férias coletivas no período de 22 de dezembro a 12 de janeiro. Durante esse intervalo, as atividades administrativas do município ficarão suspensas. De acordo com o comunicado oficial, os serviços essenciais seguirão funcionando normalmente, assegurando o atendimento à população nas áreas consideradas indispensáveis, […]

Porto União recebe o Selo Município Inovador Catarinense

O município de Porto União foi reconhecido com o Selo Município Inovador Catarinense, concedido durante a apresentação do balanço de um ano do programa SC Mais Inovação, iniciativa do Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. A certificação reconhece cidades que avançaram na criação de legislações, políticas […]