Projeto que cria a Rota Turística Caminhos da Erva-Mate é sancionado em Santa Catarina » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Projeto que cria a Rota Turística Caminhos da Erva-Mate é sancionado em Santa Catarina


7 de fevereiro de 2024

Já está em vigor, a lei que cria a Rota Turística Caminhos da Erva-Mate na região do Planalto Norte

Ilustrativa

A iniciativa, de autoria do deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), foi aprovada em novembro do ano anterior no plenário da Alesc, e nesta segunda-feira, 5, foi sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL).

De acordo com a lei, fazem parte da rota turística da Erva-Mate, os municípios de: Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Itaiópolis e Três Barras. Futuramente, outros municípios catarinenses também poderão se integrar à rota.

A partir de agora, essas cidades poderão divulgar e promover toda a cadeia produtiva da erva-mate, destacar os pontos turísticos, preservar cada vez mais a cultura regional, contribuir com a abertura de novos negócios, além de aquecer a economia local e fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região.

Para Lunelli, as estratégias para o desenvolvimento econômico do estado também incluem a visibilidade e fortalecimento das vocações locais e regionais.

“Como defensor da bandeira do fortalecimento do ecossistema dos negócios do estado, entendo que é importante valorizar e fornecer as bases para que a nossa economia cresça também regionalmente. É nas cidades que os catarinenses vivem, trabalham, empreendem, então é para lá que os nossos olhares precisam se concentrar também. E quando fazemos isso, unindo potencial econômico à valorização da cultura, tradição e raízes de cada região, estamos, de fato, promovendo o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina”, pontua Lunelli.

Erva-mate no Planalto Norte

A atividade comercial da erva-mate no Planalto Norte existe há mais de 150 anos e os seus ervais são, na maioria, formados por plantas nativas, sem espécies exóticas e sem agrotóxicos, além disso, a região conta com características climáticas que favorecem o cultivo de um produto de qualidade.

Estima-se que a região produza, anualmente, 100 mil toneladas de erva-mate, exportando cerca de 70% para Uruguai, Chile, Argentina, Paraguai, além de países da Europa.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro

A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual […]

Polícia descarta negligência médica na morte de bebê e apura se houve displicência administrativa da UPA

A Polícia Civil está em fase final do inquérito instaurado para apurar sobre a morte da bebê, Antonela Aparecida Sott, ocorrido no dia 19 de outubro em União da Vitória após ser atendida na Unidade de Pronto Atendimento – UPA. Segundo a Polícia, está descartada a hipótese de negligência médica. Conforme o parecer médico-legal que […]

Irineópolis é reconhecida oficialmente como a Capital Nacional do Trator

O município de Irineópolis foi oficialmente reconhecido como a Capital Nacional do Trator. O título foi conferido pela Lei 15.015, publicada na quarta-feira, 13, no Diário Oficial da União. A lei, promulgada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, teve origem no Projeto de Lei 1.039/2020, de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC). A proposta já havia sido […]