Projeto que cria a Rota Turística Caminhos da Erva-Mate é sancionado em Santa Catarina » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Projeto que cria a Rota Turística Caminhos da Erva-Mate é sancionado em Santa Catarina


7 de fevereiro de 2024

Já está em vigor, a lei que cria a Rota Turística Caminhos da Erva-Mate na região do Planalto Norte

Ilustrativa

A iniciativa, de autoria do deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), foi aprovada em novembro do ano anterior no plenário da Alesc, e nesta segunda-feira, 5, foi sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL).

De acordo com a lei, fazem parte da rota turística da Erva-Mate, os municípios de: Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Itaiópolis e Três Barras. Futuramente, outros municípios catarinenses também poderão se integrar à rota.

A partir de agora, essas cidades poderão divulgar e promover toda a cadeia produtiva da erva-mate, destacar os pontos turísticos, preservar cada vez mais a cultura regional, contribuir com a abertura de novos negócios, além de aquecer a economia local e fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região.

Para Lunelli, as estratégias para o desenvolvimento econômico do estado também incluem a visibilidade e fortalecimento das vocações locais e regionais.

“Como defensor da bandeira do fortalecimento do ecossistema dos negócios do estado, entendo que é importante valorizar e fornecer as bases para que a nossa economia cresça também regionalmente. É nas cidades que os catarinenses vivem, trabalham, empreendem, então é para lá que os nossos olhares precisam se concentrar também. E quando fazemos isso, unindo potencial econômico à valorização da cultura, tradição e raízes de cada região, estamos, de fato, promovendo o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina”, pontua Lunelli.

Erva-mate no Planalto Norte

A atividade comercial da erva-mate no Planalto Norte existe há mais de 150 anos e os seus ervais são, na maioria, formados por plantas nativas, sem espécies exóticas e sem agrotóxicos, além disso, a região conta com características climáticas que favorecem o cultivo de um produto de qualidade.

Estima-se que a região produza, anualmente, 100 mil toneladas de erva-mate, exportando cerca de 70% para Uruguai, Chile, Argentina, Paraguai, além de países da Europa.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Acidente na rua Professora Amazília: moto e carro colidem no centro de União da Vitória

Por volta das 19h50min desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de União da Vitória foi acionado para prestar atendimento em um acidente de trânsito na Rua Professora Amazília, área central. No local ocorreu uma colisão envolvendo um veículo VW Fox branco e uma moto Honda Biz lilás, ambos com placas Mercosul, sendo que deste […]

Acidente de trânsito na rotatória da Tirol deixa motociclista ferida em Porto União

Por volta das 18 horas e 20 minutos desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para atender um acidente de trânsito na Avenida dos Ferroviários, no trecho conhecido como Rotatória da Tirol. No local, um veículo Raffae V e uma moto Honda Bis 125 colidiram, resultando em ferimentos na condutora […]

Acidente na BR-476 em Paula Freitas: Caminhão Carregado de Areia Tomba

Na tarde desta quinta-feira (11), um caminhão Volvo com placas de Marmeleiro/PR, tombou na BR-476, na Colônia Luzia, em Paula Freitas, próximo à Revestical. O veículo estava carregado de areia. O motorista, um homem de 40 anos, sofreu ferimentos moderados e foi encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi […]