Projeto que institui a rota turística “Caminhos da Erva-Mate” é aprovada na CCJ da Alep por unanimidade  » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Projeto que institui a rota turística “Caminhos da Erva-Mate” é aprovada na CCJ da Alep por unanimidade 


13 de setembro de 2023

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (12), por unanimidade, o projeto de lei de autoria do Deputado Estadual Hussein Bakri que institui a rota turística “Caminhos da Erva-Mate” nos municípios do Sul do Paraná.

O objetivo do projeto é promover o setor e a produção sustentável, propagar e estimular as atrações turísticas locais, fomentar a integração da cadeia entre essas cidades, preservar a identidade cultural e histórica do cultivo, entre outros.

“Um dos carros-chefe da economia do Sul do Paraná, a cadeia produtiva da erva-mate envolve cerca de 100 mil pessoas em toda a região. Por isso, além de fortalecer o setor, é preciso desenvolvê-lo e expandi-lo para gerar cada vez mais empregos e mais renda para o Vale do Iguaçu”, destacou Hussein Bakri. 

A rota turística “Caminhos da Erva-Mate” abrange os municípios produtores de Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória, sendo destacados pelos seus atrativos e características naturais, históricas e culturais em torno do produto.

O Paraná é o maior produtor de erva-mate do Brasil e dez cidades paranaenses estão entre as maiores produtoras da planta. Cruz Machado, por exemplo, está no topo da lista, com um volume superior a 115 mil toneladas produzidas em 2021, segundo o Departamento de Economia Rural da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Deral/SEAB). Outro destaque é São Mateus do Sul que, por meio da Lei nº19.080/2017, foi agraciada com o Título de Terra da Erva-Mate Paranaense.

“A erva-mate é tão importante para o Paraná que está presente na nossa bandeira, portanto é nosso dever valorizá-la e fortificá-la o máximo possível”, enfatizou Hussein Bakri.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]