“Estou muito feliz com a presença de todos vocês”, resumiu o prefeito Pedro Ivo Ilkiv diante dos moradores do bairro Bom Jesus na reunião do Projeto EcoCidade. O evento foi realizado na Associação de Moradores no início da noite desta quarta-feira, 29, e o salão ficou lotado para a apresentação do programa de coleta seletiva aos cidadãos presentes. Mais de 100 pessoas puderam acompanhar a proposta que trabalha em dois eixos: inclusão social e preservação ambiental.
Pedro Ivo explicou a importância de cada morador colaborar. “Cada um de nós precisa fazer a nossa parte”, destacou. Na visão do prefeito cada munícipe pode colaborar com a coleta seletiva, separando os materiais que podem ser reciclados dos lixos orgânicos, como casca de frutas, fraldas, papel higiênico, entre outros que precisam ser destinados para o aterro sanitário. Pedro Ivo solicitou a colaboração dos moradores na adesão ao sistema.
O projeto:
O diretor de Assistência Social e coordenador do EcoCidade, Sidnei Cieslak, apresentou a proposta que teve início no primeiro semestre de 2013. Segundo ele, o objetivo é organizar os catadores, proporcionando renda digna e bem estar, e atender aos quesitos de preservação ambiental. Nesse contexto, a prefeitura deu suporte para integrá-los a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos de União da Vitória (Coopertrage). Por meio do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o grupo participou do 1º Curso viabilizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR)campus de União da Vitória, Reciclador. Nele foram instruídos quanto aos quesitos ambientais, segurança, separação de materiais e sistema de trabalho em cooperativa.
Num segundo momento, a Prefeitura solicitou o espaço do antigo terminal de calcário, no bairro São Sebastião junto ao Governo do Estado, e repassou para a Coopertrage com as reformas estruturais necessárias. Nesse local, o EcoCidade organizou o sistema de triagem de material. Dentro do barracão de quase dois mil metros quadrados, os cooperados separam os materiais e direcionam para comercialização. Além disso, a cooperativa tem ônibus para deslocamento dos trabalhadores entre a residência o local de serviço e refeitório. Todos trabalham uniformizados e com equipamentos de proteção individual (EPI). “Essa organização foi demorada porque são inúmeros detalhes que tivemos que acertar”, explicou Sidnei. Ele ressaltou, que nesta quinta-feira e sexta-feira, os moradores vão receber sacos ‘de cor laranja’ para colocarem seus recicláveis. Toda terça-feira e sábado o caminhão da cooperativa passará em frente as residências para pegar o material. Ainda, o EcoCidade vai disponibilizar um contêiner para os moradores irem colocando os lixos recicláveis e foram escolhidos, de forma democrática, pessoas do Bom Jesus para comporem o Conselho Orientativo.