Projeto Rio Vivo: parceria pode soltar mais de 150 mil peixes nativos no Rio Iguaçu em União da Vitória e região » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Projeto Rio Vivo: parceria pode soltar mais de 150 mil peixes nativos no Rio Iguaçu em União da Vitória e região


27 de janeiro de 2023

Foto: Ilustrativa/SEDEST

União da Vitória está entre os primeiros municípios do Paraná que irão receber neste ano o Projeto Rio Vivo, que já soltou mais de 2,6 milhões de peixes nativos em diversas bacias hidrográficas do Estado.

A notícia foi recebida pelo secretário municipal de Agricultura, Marcelo Schlenert, durante reunião com o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, onde foram tratadas diversas pautas que serão realizadas em União da Vitória a partir de 2023.

Divulgação

“Para nós é de grande alegria saber que fomos contemplados com o Projeto Rio Vivo, que visa a repovoação de peixes nativos nas bacias hidrográficas do Paraná e que trará vida nova para o nosso Rio Iguaçu que é tão importante para União da Vitória e toda a região”, anunciou Marcelo.

Iniciado em 2020, o projeto já atendeu a diversas bacias hidrográficas, oferecendo melhores condições para seu desenvolvimento, exploração de suas vocações, melhoria social das populações lindeiras e conservação ambiental.

A soltura é realizada depois um estudo do Instituto Água e Terra (IAT) órgão parceiro no projeto, que define quais as melhores espécies a serem soltas e também o melhor local. Os peixes soltos são do tamanho “juvenil”, o que aumenta sobremaneira sua sobrevivência, diminuindo as grandes perdas por predação inevitáveis quando as ações são feitas com alevinos.

“Para a nossa região a expectativa é de que sejam soltos mais de 150 mil unidades de peixes nativos, como lambari, jundiá e pintado”, afirmou o secretário que destacou que além da preservação da fauna o projeto também cria uma consciência ambiental, com a participação da sociedade civil, especialmente de estudantes e pessoas da terceira idade e também será realizado o plantio de árvores nativas nas margens dos rios, ampliando a importância sobre a conservação do meio ambiente e preservação da fauna e flora de toda a região.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]

Polícia Civil do Paraná orienta sobre como denunciar maus-tratos a animais

No primeiro trimestre deste ano, 564 animais foram resgatados somente em Curitiba pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da PCPR. Resgates ocorrem a partir de denúncias e registros de boletins de ocorrências. A Polícia Civil recolhe os animais e os encaminha aos cuidados necessários. No mês em que acontece a campanha de prevenção contra […]

Concurso da PMSC: Estado está autorizado a dar andamento ao edital

Decisão do STF ocorreu durante julgamento no plenário virtual, encerrado nesta sexta-feira O Estado pode continuar com o edital publicado em 2023 para a ampliação dos quadros da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que encerrou nesta sexta-feira, 19, o julgamento em plenário virtual da Ação […]