Proposta que prevê punições por discriminar autistas é aprovada » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Proposta que prevê punições por discriminar autistas é aprovada


18 de junho de 2024

Ilustrativa

A proposta que prevê punições por discriminar autistas é aprovada na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Texto propõe advertência e multa, para quem praticar, induzir ou incentivar atos discriminatórios contra pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA).

O texto define discriminação contra pessoas com TEA como qualquer forma de distinção, recusa, restrição ou exclusão, inclusive por meio de comentários pejorativos, por ação ou omissão, presencialmente, por redes sociais ou veículos de comunicação.

As punições previstas são:

  • advertência por escrito e encaminhamento do infrator para participação em palestras educativas sobre o TEA;
  • multa de 1 salário mínimo no caso de pessoa física;
  • multa de 5 salários mínimos para empresas; e
  • suspensão de participar de licitações públicas.

O texto prevê ainda a responsabilização do agente público que, no exercício de suas funções, praticar um ou mais atos descritos no texto.

Internet

Em caso de publicação de qualquer conteúdo, impresso ou publicado em plataforma da internet, utilizando ou não as redes sociais, que represente discriminação contra pessoas com TEA, o material deverá ser retirado de imediato e os responsáveis punidos.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), que optou por incluir as mudanças na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, aperfeiçoando ainda aspectos de técnica legislativa da proposta original – Projeto de Lei 1758/22 deputado José Nelto (PP-GO).

Uma emenda aprovada pela comissão estabelece multas em dobro em caso de reincidência. “A emenda torna a aplicação da sanção administrativa mais justa e apropriada, além de estabelecer multas diferenciadas para infratores reincidentes”, reforçou o relator.

Próximos passos

O projeto será ainda analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

** Agência Câmara de Notícias

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Aprovação do Governo do Estado de Santa Catarina sobe quatro pontos em um ano e chega a 75%

Pesquisa realizada pelo Instituto Mapa foi divulgada nesta sexta-feira (20) Após dois anos de gestão, o governo Jorginho Mello (PL) é aprovado por 75% da população. Um crescimento de 4 pontos percentuais em comparação com o resultado do primeiro ano de governo. No índice geral de desempenho, a administração estadual levou uma nota 7,2 de […]

Com foco no aumento da competitividade, Paraná reduz ICMS para erva-mate

O Paraná vai conceder incentivo fiscal na comercialização de erva-mate do Estado para o restante do Brasil. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira, 18, o Decreto Nº 8.402  que concede um crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para vendas interestaduais da erva-mate beneficiada. Na prática, isso reduz a carga […]

Homologado termo de recuperação da BR 476 entre União da Vitória e São Mateus do Sul

Foi homologado na tarde dessa quinta-feira, 19, o termo de recuperação da rodovia BR 476, trecho entre União da Vitória e São Mateus do Sul pelo ministério dos Transportes Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes DNIT. Divulgado pelo próprio DNIT, este documento homologa o processo de contratação da empresa que será responsável pela execução dos […]