De 20 a 24 de fevereiro a prefeitura de Porto União junto da Secretaria de Saúde e Vigilância Ambiental, promovem um mutirão de limpeza contra o Aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue. O município tem 72 focos do mosquito de acordo com Mapa dos Focos 2021 disponibilizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina.
São 817 em formas aquáticas e nenhum em forma adulta e/ou em ovo. É orientado que a população coloque os resíduos em frente as suas casas, de maneira separada.
O que descartar?
Madeira e resíduos de poda: madeira da construção civil, tábuas, forro de madeira, placas de MDF, galhos, folhas, entre outros;
Recicláveis: plástico (garrafas, embalagens, forro de PVC, baldes, bacias e isopor), pape (caixas de papelão e de leite), vidro, metal, eletrônicos e eletrodomésticos em geral;
Construção civil: telhas, tijolos, blocos de concreto, pré-moldados, tubos, entre outros;
Volumosos: sofás, móveis, entre outros;
Rejeitos: tecidos, roupas, resíduos recicláveis muito sujos, resíduos contaminados, entre outros.
O que não descartar
Telhas de amianto (Eternit), gesso, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias, tubos de imagem, latas de tinta com resíduos, embalagens de óleo com resíduos e colchões.
O mosquito deposta seus ovos em água parada, qualquer recipiente pode se tornar um criadouro. A única forma de acabar com o mosquito é não deixando ele se reproduzir.