Qualidade da água da Sanepar é monitorada por rede de saúde pública » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Qualidade da água da Sanepar é monitorada por rede de saúde pública


17 de novembro de 2021

Foto: Brunno Covello

Todos os resultados das análises laboratoriais de qualidade da água da Sanepar são monitorados por uma rede de saúde pública formada pela Vigilância Sanitária, Secretaria estadual da Saúde e Ministério da Saúde. Por ano, a Companhia analisa 7,5 milhões de parâmetros (recomendações técnicas) estabelecidos pelo Ministério, nos 346 municípios paranaenses atendidos pela empresa. Os resultados dessas análises são enviados por relatório para as Vigilâncias Sanitárias dos municípios, que alimentam o Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua).

Além desse sistema, as mesmas informações ficam disponíveis para a população, no site da Sanepar, no campo “Qualidade da Água”. Os clientes podem consultar o relatório anual por localidade ou as atualizações de cada cidade em tempo real.

Assim que os resultados são inseridos no sistema, o consumidor já tem acesso às análises feitas em sua cidade. Os dados são claros e acessíveis. As informações também são enviadas mensalmente aos clientes na conta de água.

A gerente de Avaliação de Conformidades da Sanepar, Cynthia Castro Corrêa Malaghini, explica que o Sisagua garante confiabilidade aos dados das análises feitas pelas companhias de saneamento porque tem rastreabilidade de todo o processo. “Ou seja, uma vez inseridas as informações, em tempo real, não podem ser alteradas, a não ser com uma justificativa plausível, que fica também registrada”, afirma Cynthia.

SISTEMA – Há quatro anos, a Sanepar foi a primeira companhia de saneamento do País a implantar o Sistema de Gerenciamento de Informações Laboratoriais (LIMS – Laboratory Information Management Systems) em seus 153 laboratórios descentralizados e quatro grandes laboratórios centrais de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. Capaz de automatizar todos os processos, o LIMS garante rastreabilidade e segurança para os dados.

“Nenhum outro alimento é tão controlado quanto a água de abastecimento público. A divulgação de todas essas informações não apenas cumpre as exigências da legislação, como também confirma o compromisso da Sanepar com a transparência”, acrescenta Cynthia.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Bandeira tarifária de janeiro se mantém verde, sem cobrança extra

A melhora das condições de geração de energia, em especial devido às chuvas que melhoraram os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, garantiram a manutenção da bandeira tarifária verde para o mês de janeiro de 2025. Com isso, não será cobrado valor adicional nas contas de luz dos brasileiros, informou a Agência Nacional de Energia […]

Arteris Planalto Sul estima mais de 420 mil veículos circulando na BR-116 nos próximos dias

As equipes da Arteris Planalto Sul seguem mobilizadas para atuar na operação especial de fim de ano, entre os dias 27 de dezembro e 5 de janeiro. Nesse período, o fluxo de veículos esperado para o trecho tem elevação de até 17%, com cerca de 424 mil veículos transitando na BR-116 entre Paraná e Santa […]

Salário mínimo deverá ser de R$ 1.518 em 2025

O salário mínimo de 2025 deverá ser de R$ 1.518, segundo previsão de fontes do governo, e será definido em decreto que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá assinar nos próximos dias. O texto será publicado no Diário Oficial da União até o fim deste ano, pois a correção valerá a partir […]