Queijo e coco ralado a mistura que deu certo » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Queijo e coco ralado a mistura que deu certo


3 de julho de 2024

Imagem Ilustrativa

E hoje também é dia de receita, mas uma receita enviada por um ouvinte muito querido, nosso amigo padeiro Adriano. A receita da vez é a da Queijadinha. Você conhece?

A Queijadinha é um doce típico brasileiro porém influenciado originalmente pela culinária portuguesa em que coco e queijo se misturam em uma explosão de sabores. Ainda há a versão sem o queijo que é conhecida como Bombocado. 

Esta receita chegou ao Brasil na época da colonização e se desenvolveu quando a economia do país estava fortemente ligada à cana-de-açúcar. E claro, também recebeu influência da cultura africana.

Segundo a história, um africano escravizado foi quem substituiu o queijo pelo coco quando a receita chegou nas terras brasileiras.

A diferença entre a receita brasileira e a receita portuguesa é o coco ralado. Hoje em dia, o queijo foi reintegrado em muitas receitas e o doce passou a ser composto por queijo e coco.

E não é que o doce aparece até em música? Isso mesmo, a queijadinha aparece na música Não é Proibido de Marisa Monte, Partido Doce de Zeca Pagodinho e Mauro Muniz e também na letra de Coco Partido da Alcione.

Mas depois dessa aula de história, vamos a receita enviada pelo nosso amigo ouvinte. Você vai precisar de:

250 gramas de coco em flocos

250 gramas de açúcar

25 gramas de margarina

50 gramas de queijo ralado parmesão

Ovos até dar o ponto cremoso

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em um recipiente e adicione os ovos até a massa ficar cremosa.

Coloque a massa dividia em forminhas (duas colheres por forminha segundo o padeiro Adriano).

Leve ao forno por 20 minutos em uma temperatura de 160º.

Gostou da receita? Então faz ai em casa e manda um pedacinho pra gente provar.

**Por Mariana Baufleur

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Dengue em SC: informe epidemiológico revela mais de 350 mil casos prováveis da doença no estado

O informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), revela que até a última segunda-feira, 1º de julho, foram registrados 354.089 casos prováveis em 285 municípios do estado, representando um aumento de 161,78% comparando com o mesmo período do ano passado. Em […]

Lottopar é 1ª loteria da América Latina com ferramenta para apostador fazer autoexclusão

A partir desta quinta-feira (4), os apostadores que sentirem a necessidade de efetuar sua autoexclusão nos sites de apostas podem fazer diretamente no site da Lottopar por este link, sem a necessidade de entrar em cada um dos operadores autorizados no Paraná. A efetivação da exclusão em todos os sites dos operadores autorizados pela Lottopar ocorrerá […]

Polícias Militares do Paraná e Santa Catarina fazem operação conjunta contra tráfico

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), em conjunto com o Ministério Público e o Poder Judiciário de São José dos Pinhais, deflagrou na manhã desta sexta-feira (5) a segunda fase da Operação Mutley, visando combater o tráfico de drogas na região. A ação é uma continuação da primeira fase da operação, em novembro do ano […]