Duas cooperativas agrícolas de Cruz Machado, uma de Paulo Frontin e outra de Porto União assinaram contratos para vender produtos diretamente da propriedade rural para o Governo do Estado do Paraná. Os alimentos farão parte da merenda escolar tanto no município de União da Vitória quanto em toda região atendida pelo Núcleo Regional de Educação (NRE), que oficializou a contratação na última sexta-feira, 8.
No programa, o Estado assina o contrato com as Cooperativas que se comprometem em viabilizar a entrega dos produtos, dos seus associados, nas escolas estaduais da rede pública. Aos cooperados cabe receber de acordo com a quantidade de produtos entregues. Cada agricultor cooperado vai receber, em média R$ 20 mil neste ano. A maior parte do dinheiro dos acordos, cerca de R$ 790 mil, vai para a Cooperativa dos Agricultores Ecológicos do Vale do Iguaçu (Coavi) que tem associados do município de União da Vitória. A Coavi tem ampliado, ano após ano, as vendas de produtos para o Estado.
O vice prefeito, Jair Brugnago (ex-chefe do NRE), viabilizou a assinatura desses contratos no gabinete, junto ao prefeito Pedro Ivo Ilkiv, por comportar em União da Vitória um grande número de escolas atendidas nesse contrato.
O projeto, que é uma ação do governo do estado do Paraná, contou com o apoio do governador, Beto Richa, e do vice-governador e secretário da Educação, Flavio Arns.