Ele já consumiu 5,5 kg de ensopado em 24 minutos e acumulou uma série de recordes ao longo de mais de 20 anos de competição. Entenda motivo da aposentadoria
Takeru Kobayashi, de 46 anos, que venceu seis vezes uma competição de comer cachorro-quente, em Nova York, anunciou que vai se aposentar das disputas por não sentir mais vontade de comer. O japonês ficou conhecido pela sequência de recordes quebrados. Em 2012, uma de suas conquistas mais memoráveis, ele comeu 110 cachorros-quentes em apenas 10 minutos.
Kobayashi contou no documentário “Hack Your Health: The Secrets of Your Gut” (Hackeie sua saúde: os segredos do seu intestino), da Netflix, que a prática trouxe danos a sua saúde e, em especial, ao seu cérebro.
“Decidi me aposentar da alimentação competitiva. É tudo o que fiz nos últimos 20 anos”, afirmou. “Estou preocupado com o que meu próximo passo trará, mas também estou animado com meu futuro. Eu tenho sentimentos confusos. Mas primeiro, quero consertar meu cérebro e meu intestino”, disse ele no documentário.
Ele contou ainda que o seu apetite começou a diminuir ao longo dos últimos anos, além de perder a capacidade de sentir o cheiro da comida. A esposa dele relatou que o homem já ficou três dias sem comer.
Embora os médicos não tenham encontrado irregularidades nas bactérias intestinais, o documentário explique que a perda de apetite está relacionada com sua mente.
Annie Gupta, neuropsicóloga ouvida pela produção da Netflix, explica que o cérebro do japonês “ainda pensa que ele está competindo, num estado de comer alimentos altamente processados”.
Japonês que já comeu 110 cachorros-quentes também participou de outras competições
De acordo com o site South China Morning Post, o “Rei da Alimentação Competitiva”, como é conhecido, começou sua carreira aos 23 anos, quando participou de um concurso gastronômico no Japão, onde devorou 60 pratos de sushi, 2,7kg de batatas e 16 tigelas de lámen.
Em Taiwan, o japonês foi vencedor em uma competição de ensopado de cordeiro. Ele consumiu 5,5 kg do alimento em 24 minutos. Já em Hong Kong, foram necessários apenas 12 minutos para que o japonês comesse 100 char siu baos, pãezinhos de porco assados no vapor.
Foram seis títulos consecutivos conquistados – de 2001 a 2006 -, no internacionalmente conhecido “Nathan’s Hot Dog Eating Contest”, competição de cachorro-quente, de Nova York.
“Quero viver uma vida longa e saudável, por isso decidi abandonar os concursos de alimentação competitivos”, finaliza.
**Via O Povo