Região Sul conhece o Paraná Produtivo, programa do Governo do Estado focado no desenvolvimento regional » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Região Sul conhece o Paraná Produtivo, programa do Governo do Estado focado no desenvolvimento regional


16 de julho de 2021

Imagens: Adriano Dziduk/ Rádio Colmeia

O Líder do Governo, deputado Hussein Bakri, e o secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, apresentaram o Programa Paraná Produtivo para o Sul do Estado nesta quinta-feira (15). Realizado em União da Vitória, o evento detalhou a lideranças políticas e empresariais locais as ferramentas para identificar potenciais e carências da região e, a partir daí, planejar um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios. O objetivo do programa é contribuir para a geração de emprego e renda e diminuir as desigualdades regionais no Paraná.

“Promover o desenvolvimento regional é uma das metas do Governador Ratinho Junior desde o primeiro dia em que ele assumiu o mandato. O Estado precisa se desenvolver para além dos grandes centros e isso vem sendo feito de diversas formas, como o Voe Paraná e a integração das universidades estaduais com o poder público e a iniciativa privada em cada região. O Paraná Produtivo é mais um importante mecanismo nesse sentido, que ganha ainda mais relevância no contexto de retomada econômica no pós-pandemia”, afirmou Hussein Bakri.

Imagem: Divulgação

Em União da Vitória, o programa terá início no próximo dia 22 de julho de forma online pelo canal Planeja Paraná. Chamada de oficina de diagnóstico, a primeira fase vai coletar informações e ouvir as demandas da região, destacando as potencialidades, fragilidades, perspectivas e oportunidades que poderão alavancar o desenvolvimento produtivo, por meio de ações como pavimentação de estradas rurais, retomada do turismo, apoio ao pequeno produtor, apoio ao cooperativismo e energias renováveis.

Para isso, espera-se a participação de técnicos e secretários municipais, além de representantes do setor produtivo, de universidades e da sociedade civil organizada. A intenção é identificar potenciais parceiros institucionais públicos e privados que podem colaborar para a execução de ações efetivas para o crescimento econômico da região. Num segundo momento, será elaborado um plano de desenvolvimento da região a partir do debate das oficinas de diagnóstico.

“O Paraná Produtivo será construído com a comunidade e lideranças de cada região. Por isso, é tão importante que os líderes das regiões conheçam o programa para promovermos a integração entre as políticas públicas do Estado e as municipais. O foco é o desenvolvimento econômico para melhorar a vida dos paranaenses”, disse o secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge.

“Essa atitude do secretário Valdemar de estar aqui ouvindo quem deve ter voz – prefeitos, vereadores, lideranças – mostra a forma democrática de agir do Governo Ratinho Junior, de estar disposto a conhecer as demandas da nossa região. Tenho certeza que o Paraná Produtivo renderá muitos bons frutos para o Sul do Paraná”, ressaltou a coordenadora regional da Casa Civil, Gabi Bakri.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Bandeira tarifária de janeiro se mantém verde, sem cobrança extra

A melhora das condições de geração de energia, em especial devido às chuvas que melhoraram os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, garantiram a manutenção da bandeira tarifária verde para o mês de janeiro de 2025. Com isso, não será cobrado valor adicional nas contas de luz dos brasileiros, informou a Agência Nacional de Energia […]

Arteris Planalto Sul estima mais de 420 mil veículos circulando na BR-116 nos próximos dias

As equipes da Arteris Planalto Sul seguem mobilizadas para atuar na operação especial de fim de ano, entre os dias 27 de dezembro e 5 de janeiro. Nesse período, o fluxo de veículos esperado para o trecho tem elevação de até 17%, com cerca de 424 mil veículos transitando na BR-116 entre Paraná e Santa […]

Salário mínimo deverá ser de R$ 1.518 em 2025

O salário mínimo de 2025 deverá ser de R$ 1.518, segundo previsão de fontes do governo, e será definido em decreto que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá assinar nos próximos dias. O texto será publicado no Diário Oficial da União até o fim deste ano, pois a correção valerá a partir […]