Após entregar 50 casas na Vila Coradin, 210 no Conjunto Guerino Massignan, 170 no Horst Walldraff e finalizar o cadastramento para entregar mais 244 habitações até o início de 2014, no Horst II, o município sinaliza a construção de 150 moradias no São Gabriel. Outra iniciativa vai possibilitar habitação própria para 600 famílias.
Os projetos habitacionais colocam União da Vitória como o 2º município com mais investimento em moradias populares do Estado do Paraná, em 2013. “Queremos possibilitar moradia digna para o maior número de famílias possível”, justifica o prefeito Pedro Ivo Ilkiv. Depois de ofertar mais de 600 habitações no distrito de São Cristóvão, a Prefeitura prioriza a construção de 150 moradias na região Sul, bairro São Gabriel. “Já estamos empenhados para agilizar esse processo”, conta. “Ali há uma demanda muito grande que ainda não foi atendida”, justifica.
Fora de áreas de risco:
Apesar de ter realocado aproximadamente 170 famílias, de áreas de risco ou irregulares – somente neste ano e ter disponível mais, cerca de, 120 moradias para o Horst II – a Prefeitura busca dar dignidade para um número ainda maior de pessoas. A expectativa de Pedro Ivo é encontrar a forma mais adequada e liberar todas as áreas de habitação irregular para lazer e preservação. Exemplo disso é a iniciativa do prefeito, em parceria com o Governo do Estado por meio da Copel, para construir o Parque Linear, com ampla área de lazer.