Na quarta-feira, 19, os conselheiros municipais da saúde aprovaram, sem alterações e por unanimidade, o Plano Municipal de Saúde Pública (PMSP) de União da Vitória, para os próximos quatro anos. O ato ocorreu durante a 1ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde, no auditório da 6ª Regional de Saúde.
O PMSP foi elaborado a partir das propostas aprovadas durante o Fórum Popular de Saúde, realizado em 2012, e Conferência Municipal de Saúde, ocorrida em 2013. A minuta, do plano, foi repassada aos conselheiros na última reunião de 2013 e os membros puderam avaliar e sugerir possíveis correções e alterações. Contudo, ninguém se pronunciou contrário ao texto base apresentado, sendo o mesmo aprovado na integra.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marizete Procailo, coordenou as atividades e o secretário interino da Saúde, Cláudio Ferreira (Índio), representou a administração. Ele mencionou, aos presentes, as ações previstas para os próximos anos, inseridas no PMSP. Para ele é fundamental que as comunidades se mobilizem e apontem as necessidades, por meio dos Conselhos Comunitários e Conselho Municipal de Saúde. “Contamos com a colaboração de todos os conselheiros para juntos encontrarmos as melhores soluções para o setor”, frisou. Ainda, sobre o plano, Cláudio afirmou que condiz com a realidade do município até por ser oriundo das discussões com a comunidade que, por meio de seus representantes presentes apontou as proposições.
O secretário interino esclareceu questionamentos apontados pelos conselheiros e disse do compromisso que o prefeito Pedro Ivo Ilkiv tem com a saúde. “O Pedro Ivo tem isso muito claro em seu programa de governo e está viabilizando a construção de novos postos, reformas, ampliações, bem como, quer contratar mais profissionais para atender melhor aos usuários de saúde pública do nosso município”, destacou.
Presente ao evento, a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvale), Silvia Andrade, esclareceu que não houve rompimento entre o município e o sistema. “Não é verdade isso. União da Vitória é fundamental para o consórcio”, destacou. Silvia salientou, também, que a parceria, tanto com a secretária de Saúde quanto com o conselho têm sido muito produtiva e auxiliado os trabalhos que visam melhorias.