Reunião do Conselho de Saúde aprova, por unanimidade, PMSP » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Reunião do Conselho de Saúde aprova, por unanimidade, PMSP


22 de fevereiro de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 19, os conselheiros municipais da saúde aprovaram, sem alterações e por unanimidade, o Plano Municipal de Saúde Pública (PMSP) de União da Vitória, para os próximos quatro anos. O ato ocorreu durante a 1ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde, no auditório da 6ª Regional de Saúde.

O PMSP foi elaborado a partir das propostas aprovadas durante o Fórum Popular de Saúde, realizado em 2012, e Conferência Municipal de Saúde, ocorrida em 2013. A minuta, do plano, foi repassada aos conselheiros na última reunião de 2013 e os membros puderam avaliar e sugerir possíveis correções e alterações. Contudo, ninguém se pronunciou contrário ao texto base apresentado, sendo o mesmo aprovado na integra.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marizete Procailo, coordenou as atividades e o secretário interino da Saúde, Cláudio Ferreira (Índio), representou a administração. Ele mencionou, aos presentes, as ações previstas para os próximos anos, inseridas no PMSP. Para ele é fundamental que as comunidades se mobilizem e apontem as necessidades, por meio dos Conselhos Comunitários e Conselho Municipal de Saúde. “Contamos com a colaboração de todos os conselheiros para juntos encontrarmos as melhores soluções para o setor”, frisou. Ainda, sobre o plano, Cláudio afirmou que condiz com a realidade do município até por ser oriundo das discussões com a comunidade que, por meio de seus representantes presentes apontou as proposições.

O secretário interino esclareceu questionamentos apontados pelos conselheiros e disse do compromisso que o prefeito Pedro Ivo Ilkiv tem com a saúde. “O Pedro Ivo tem isso muito claro em seu programa de governo e está viabilizando a construção de novos postos, reformas, ampliações, bem como, quer contratar mais profissionais para atender melhor aos usuários de saúde pública do nosso município”, destacou.

Presente ao evento, a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvale), Silvia Andrade, esclareceu que não houve rompimento entre o município e o sistema. “Não é verdade isso. União da Vitória é fundamental para o consórcio”, destacou. Silvia salientou, também, que a parceria, tanto com a secretária de Saúde quanto com o conselho têm sido muito produtiva e auxiliado os trabalhos que visam melhorias.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Em um mês, casos de coqueluche aumentaram 86% no Paraná e chegam a mil confirmações

O número de casos confirmados de coqueluche subiu 86% nos últimos trinta dias no Paraná, passando de 537 para 1.000. Crianças e adolescentes são os grupos mais afetados pela doença. Se comparado a julho, o aumento foi de 880%, quando o Estado contabilizava 102 casos. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) […]

Vaca dá à luz a quatro bezerros de uma só vez em Papanduva

Uma vaca deu à luz quadrigêmeos: duas novilhas e dois bezerros, na semana passada em uma propriedade rural do município de Papanduva, evento altamente incomum em bovinos, devido às características biológicas da espécie. O normal é que após um período gestacional de 280 a 290 dias, a vaca crie somente um bezerro ou no máximo […]

Operação da Receita Estadual apreende R$ 2,2 milhões em mercadorias com fraudes fiscais

A 5º Delegacia Regional da Receita Estadual de Guarapuava promoveu nesta semana uma operação externa de fiscalização para verificar a existência de notas fiscais irregulares em cargas transportadas e combater ações de sonegação fiscal que prejudiquem a concorrência leal e resultem na evasão de ICMS. De acordo com balanço parcial, a equipe de fiscalização verificou […]