Safra do pinhão deve aumentar 25% em SC e oferecer frutos de maior qualidade em 2022 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Safra do pinhão deve aumentar 25% em SC e oferecer frutos de maior qualidade em 2022


9 de abril de 2022

Foto: Aires Mariga / Epagri

Sementes graúdas e mais saborosas, colhidas no ponto correto de maturação. Esse é o pinhão catarinense que está chegando às gôndolas dos supermercados a partir deste mês, quando inicia a colheita da semente no Estado. A partir de levantamentos que os extensionistas da Epagri fazem com os agricultores locais, estima-se um aumento de 25% na produção estadual em relação a 2021. A expectativa é colher mais de 6 mil toneladas na safra deste ano.

Neste começo de safra, o preço pago ao produtor está por volta de R$ 4,50 o quilo. Segundo César Oliveira de Arruda, extensionista rural da Epagri em Painel, a demanda está maior do que a capacidade colheita, fator que pode elevar o preço nas próximas semanas, mas que tende a se estabilizar entre final de abril e a primeira quinzena de maio, quando a oferta será maior.

Painel, que é o maior produtor do Estado, estima colher entre mil a 1,5 mil toneladas, bem mais que as 800 toneladas colhidas em 2021. “O município produz mais que isso, mas não consegue colher tudo porque falta mão de obra. A atividade é familiar e a coleta fica a cargo dos jovens, pois é necessário para subir nas árvores para retirar a pinha”, afirma o César.

Ao mesmo tempo, ele explica que o fato de os produtores de pinhão serem os proprietários das terras tem um lado positivo: eles conhecem as araucárias e portanto sabem identificar o ponto de maturação das pinhas, permitindo que a colheita ocorra na data certa e garantindo um pinhão maduro, com sabor diferenciado, e consequentemente, mais valorizado.

O extensionista relata que a colheita deve durar cerca de três meses e meio, garantindo um bom volume. “Nossos produtores vão trabalhar de forma intensiva para colher o máximo que podem”, diz. O extrativismo do pinhão representa importante fonte de renda para muitas famílias do Planalto Serrano.

Os municípios maiores produtores de pinhão do Estado são municípios do Planalto Sul Catarinense. A colheita em Santa Catarina iniciou no dia 1° de abril atendendo uma lei criada em 2011 com o intuito de preservar a espécie.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Ciclista é atropelado por carro em Porto União e levado ao hospital

Por volta das 17h50min desta terça-feira (1), equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Porto União foram acionadas para atendimento de acidente de trânsito do tipo atropelamento na Rua Pedro Mazurechen, esquina com a Avenida João Pessoa no bairro São Pedro. No local foi encontrado um homem, o qual estava com uma […]

Idosa de 88 anos é encontrada debilitada após desaparecer em Porto União

Nesta terça-feira (1), uma equipe da Polícia Militar de Porto União foi acionada para deslocar até a localidade de Santa Maria, interior do município, para verificar uma ocorrência de desaparecimento de uma senhora de 88 anos de idade que estava desaparecida desde às 17 horas do dia anterior.Os policiais iniciaram as buscas e localizaram a […]

Casa Branca anuncia medidas econômicas significativas para 2 de abril

A Casa Branca anunciou que, em 2 de abril, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, implementará uma série de medidas econômicas destinadas a reduzir a dependência de produtos estrangeiros e fortalecer a economia nacional. Entre as ações previstas, destacam-se a imposição de tarifas recíprocas, taxas sobre produtos importados do Canadá e México, e tarifas […]