Sai ranking dos países mais seguros do mundo. Veja a posição do Brasil » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Sai ranking dos países mais seguros do mundo. Veja a posição do Brasil


5 de julho de 2023

Foto: Ilustrativa

Saiu o ranking dos países mais seguros do mundo em 2023 e a Islândia continua firme no primeiro lugar, seguida pela Dinamarca e Irlanda.

É o que revela o 17º Índice Global de Paz, do Institute for Economics and Peace. Infelizmente, o Brasil aparece quase na lanterna, na posição de 132, entre os 163 países avaliados.

Conclusões interessantes do ranking

O ranking divulgado na última quarta-feira (28) mostra que o Índice Global de Paz de 2023 o mundo está um pouco menos seguro do que no ano passado porque número de conflitos ou guerras em escala global agora está no nível mais alto dos últimos 15 anos.

De acordo com Índice Global de Paz 2023 a Islândia segue no topo, como o lugar mais pacífico do planeta e isso acontece desde 2008, algo para ser analisado e copiado por outras nações.

Europa continente mais seguro

Dos 10 países mais seguros no relatório de 2022, oito eram da Europa – o maior número de europeus já presentes no top 10. Mas esse número caiu em 2023.

A Europa agora tem 7 países no top 10 e se mantém firme como continente mais pacífico, mesmo com a Guerra da Ucrânia e a permanente tensão com a Rússia.

É evidente que a guerra na Ucrânia teve um impacto na estabilidade, porém mais mortes ocorreram por conflitos na Etiópia (100 mil) do que na Ucrânia (83 mil);

A instabilidade política diminuiu em 59 países no último ano e melhorou em apenas em 22, de acordo com os indicadores.

Top 10 países mais seguros do mundo

  1. Islândia
  2. Dinamarca
  3. Irlanda
  4. Nova Zelândia
  5. Áustria
  6. Singapura
  7. Portugal
  8. Eslovênia
  9. Japão
  10. Suíça

Países menos seguros

Desde 2008, os dois indicadores que mais se pioraram globalmente são os de “violência armada” e “conflitos externos”;

O estudo constatou que as taxas de homicídio nos Estados Unidos foram 6 vezes maiores que a média da Europa Ocidental, impulsionadas pela violência armada e tensões políticas.

O Afeganistão é o pior pelo oitavo ano consecutivo, seguido por Iêmen, Síria, Sudão do Sul e República Democrática do Congo, entre os países menos seguros do mundo.

Um mundo menos pacífico aumenta a instabilidade econômica e reduz significativamente o PIB global – se as pessoas estão lutando ou preocupadas com suas vidas, elas não podem criar arte, construir casas, administrar negócios, receber visitantes e temem viajar para esses locais.

Alguns governos, como o do Reino Unido, adicionaram 15% da massa terrestre mundial a uma lista de locais desaconselháveis para viagens.

**Via Só Notícia Boa

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Última etapa de matrículas da rede estadual começa nesta terça em SC

O terceiro e último período de matrículas para a rede estadual de ensino de Santa Catarina começa nesta terça-feira, dia 3, e segue até quarta-feira, dia 4 de fevereiro. O processo ocorre de forma presencial, exclusivamente nas escolas que ainda possuem vagas remanescentes para o ano letivo de 2026, sendo mais uma oportunidade para estudantes […]

Nova lei em SC amplia proteção e incentiva o uso seguro da bicicleta

Já está valendo no estado uma lei aprovada pela ALESC que cria medidas para o uso seguro da bicicleta para o transporte e lazer. Entre as novidades está o sistema de informações sobre mobilidade cicloviária. O objetivo é montar uma base de dados públicos sobre circulação de bicicletas, acidentes, infraestrutura e equipamentos de segurança.  A […]

Unespar amplia ensino público no Sul do Paraná com vestibular especial

Nesta segunda-feira (02), ocorreu em União da Vitória o evento que lançou o vestibular especial da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) para os cursos de graduação presenciais do antigo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), incorporado à instituição estadual no final do ano passado.  Os cursos disponíveis são Administração, Engenharia Civil, Educação Física, Sistemas […]