SAMU completa 3 anos de atendimento na região da AMSULPAR » Rádio Colmeia

Escute a rádio

SAMU completa 3 anos de atendimento na região da AMSULPAR


13 de janeiro de 2024

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza os atendimentos de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, contando com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. O serviço é fundamental para salvar vidas e na região da AMSULPAR está completando três anos de atuação.

Na sexta-feira (12) um evento promovido no auditório da 6º Regional de Saúde de União da Vitória reuniu autoridades de toda a região e profissionais para comemorar a data especial. Um momento que marca a concretização de um programa que deu certo e vem fazendo a diferença na hora de atender à população regional.

“Uma rede de profissionais de elite, muito bem qualificada”, engrandeceu o presidente da AMSULPAR, Antônio Luiz Szaykowski. Representando a região, ele agradeceu ao serviço prestado e ao trabalho em conjunto dos prefeitos. “Antes de mais nada, quero agradecer aos prefeitos da AMSULPAR. No início era algo para ser conhecido, muitas dúvidas existiam, mas todos abraçaram a ideia. Com apoio do Deputado Hussein Bakri fomos avançando e hoje temos uma grande parceria entre município, Estado e União. No momento da pandemia, tivemos a mão do SAMU ajudando nossa região. Gratidão à todos que acreditaram no programa e, principalmente, aos profissionais que estão todos os dias se dedicando para cuidar da nossa gente”, agradeceu.

Bachir Abbas, prefeito de União da Vitória e presidente do CISVALI, consórcio que é responsável pela administração do programa, avaliou o SAMU como um serviço de vital importância. “O SAMU se mostrou extremamente eficiente e vem por meio de muito trabalho mostrando sua importância. Vem salvando vidas de diversas maneiras e isso é resultado de uma união de esforços. Foi um trabalho de construção e hoje precisamos agradecer à todo apoio que tivemos de todos os prefeitos e do Deputado Hussein Bakri que abraço nossa ideia junto com o Governo do Estado”, destacou Bachir Abbas.

O evento de comemoração pelos três anos do programa contou com a participação do Assessor de Gabinete da Secretaria de Saúde do Estado, Jucenir Stentzler, o qual enfatizou que o trabalho dos prefeitos foi fundamental. “Reforço a pré-disposição dos gestores municipais que abraçaram a ideia, identificando a necessidade da população. Hoje o SAMU se torna realidade através do protagonismo dos gestores municipais. Um serviço diferenciado que está disponível 24 horas por dia e preparado para atender á população”, disse o representante do Governo do Estado.

O SAMU da região da AMSULPAR vem apresentando números de destaque. Em três anos de atuação foram mais de 22 mil atendimentos, sendo mais de 7 mil somente em 2023. Os atendimentos da UTI em 2023 passam de 1.100. O SAMU também realizou cerca 30 transportes aéreos no último ano. Atualmente, o SAMU conta com bases instaladas em Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, São Mateus do Sul e União da Vitória. São 84 profissionais atuando, além de 14 médicos à disposição prestando atendimento de maneira escalonada.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória recebe The Big Circus um dos maiores circos do Brasil em Março

Globo da morte e o Mundo dos Dinossauros prometem encantar o público de União da Vitória e Porto União Em Março, dia 01, às 20h30, o The Big Circus estreia pela primeira vez em União da Vitória, no campo do São Bernardo Futebol Clube (Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto) com uma atração especial: o […]

Cientistas criam “arroz de carne” para combater fome e desnutrição

A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com células de boi em laboratório Cientistas da Coreia do Sul desenvolveram um novo tipo de alimento que pode ser uma solução para a fome e a desnutrição no mundo: o “arroz de carne”. A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com […]

Reconstrução da BR 476 em debate no Sul do Paraná

A reconstrução da BR 476 está em debate nessa semana. A rodovia está em condições ruins há muitos anos e diversos acidentes já foram contabilizados infelizmente. Você acompanha agora a entrevista com o Deputado Estadual Hussein Bakri, um dos representantes da região da Amsulpar, que fala sobre o que está sendo feito. O Deputado Federal […]