Santa Catarina é o sexto estado que mais gera energia solar » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Santa Catarina é o sexto estado que mais gera energia solar


27 de dezembro de 2023

Santa Catarina está em 6° lugar no ranking de maiores produtores de energia solar no Brasil, totalizando 1334,4 megawatts de potência instalada. Além disso, Florianópolis lidera o ranking de municípios com 774,5 MW de potência. Os dados de dezembro foram divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e referem-se à geração distribuída, ou seja, energia gerada no local de consumo ou próximo. 

Os estados à frente de Santa Catarina na geração distribuída de energia solar são São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso. Para o governador Jorginho Mello, Santa Catarina está indo bem em relação à energia solar. “Nosso governo está investindo no setor energético. Queremos fornecer mais energia de qualidade para o setor produtivo e para a população garantindo desenvolvimento, emprego e renda. As fontes limpas fazem parte do nosso projeto e a solar é uma fatia importante. Criamos a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde justamente para olhar pro meio ambiente e o desenvolvimento em conjunto”, enfatiza. 

Para o secretário da indústria, do comércio e do serviço, Silvio Dreveck, o mercado de energia solar está em amplo crescimento no Brasil e em Santa Catarina. “De acordo com o estudo, no país, a energia solar gera mais de R$173,8 bilhões em novos investimentos e mais de 1 milhão de novos empregos. Em Santa Catarina não é diferente, temos um setor em ascensão que vai movimentar nossa economia, gerando oportunidades e renda”, destaca. 

Para a secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), Ricardo Guidi, mesmo o estado estando em uma região mais fria, há alta incidência solar.” Além de condições de geração favoráveis, o estado conta com incentivos. A energia limpa gera impactos econômicos e ambientais e Santa Catarina tem tudo para seguir esse ritmo e continuar como um dos protagonistas da expansão da energia solar no país”, explica. 

Brasil acumula recordes de geração de energia solar 

A energia solar fotovoltaica é a segunda matriz elétrica mais utilizada no Brasil, representando 16,1%. Segundo dados do Sistema Interligado Nacional (Sin) a fonte solar atingiu novos recordes de geração de energia: 10,04% da oferta de energia elétrica no Brasil foi gerada por placas fotovoltaicas em novembro de 2023. Por fim, a energia solar arrecadou mais de R$ 48,4 bilhões em tributos no Brasil e 43,8 milhões de toneladas de CO2 evitadas, desde 2012 quando se iniciou o estudo da Absolar.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória recebe The Big Circus um dos maiores circos do Brasil em Março

Globo da morte e o Mundo dos Dinossauros prometem encantar o público de União da Vitória e Porto União Em Março, dia 01, às 20h30, o The Big Circus estreia pela primeira vez em União da Vitória, no campo do São Bernardo Futebol Clube (Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto) com uma atração especial: o […]

Cientistas criam “arroz de carne” para combater fome e desnutrição

A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com células de boi em laboratório Cientistas da Coreia do Sul desenvolveram um novo tipo de alimento que pode ser uma solução para a fome e a desnutrição no mundo: o “arroz de carne”. A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com […]

Reconstrução da BR 476 em debate no Sul do Paraná

A reconstrução da BR 476 está em debate nessa semana. A rodovia está em condições ruins há muitos anos e diversos acidentes já foram contabilizados infelizmente. Você acompanha agora a entrevista com o Deputado Estadual Hussein Bakri, um dos representantes da região da Amsulpar, que fala sobre o que está sendo feito. O Deputado Federal […]