Santa Catarina registra queda no número de homicídios e latrocínios em 2023 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Santa Catarina registra queda no número de homicídios e latrocínios em 2023


12 de setembro de 2023

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou nesta segunda-feira, 11, os dados de mortes violentas relativas ao período de 1º de janeiro a 11 de setembro deste ano. Os destaques ficam por conta da queda no número de homicídios, com -3,52% e de latrocínios, que ficaram em – 76,47%.

A comparação entre o mesmo período de 2022 e de 2023 revelou que os homicídios caíram de 369 para 356 casos. Já com os latrocínios, o número despencou de 17 no ano passado para 4, até esta segunda-feira, 11.

As informações são das bases de dados auditadas e fornecidas pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

O delegado-geral, Ulisses Gabriel, disse durante a abertura do 2º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Polícia Civil, que a PCSC faz prisões qualificadas, por meio de mandados de prisão concedidos pelo Judiciário, a partir de inquéritos robustos. “Desta forma enseja índices que reduzem a criminalidade”, disse.

Autoria

A Polícia Civil também revelou a questão das apurações dos crimes. Dos 356 homicídios cometidos no estado este ano, 168 já foram apurados, ou seja, já têm a autoria confirmada.

Nos latrocínios, o índice é ainda mais adiantado: dos 4 crimes, 2 tiveram conclusão. As apurações são divididas entre a Polícia Civil e a Polícia Militar de Santa Catarina e podem ser feitas por meio de investigação policial, apresentação espontânea e flagrante no ato ou logo após o ato.

A relação também traz um aumento expressivo no número de mandados de prisão: foram 3.971 prisões ou crescimento de 54,88%; e nos de busca e apreensão que saltou 52,91%, chegando ao total de 5.309 ações.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Acidente na rua Professora Amazília: moto e carro colidem no centro de União da Vitória

Por volta das 19h50min desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de União da Vitória foi acionado para prestar atendimento em um acidente de trânsito na Rua Professora Amazília, área central. No local ocorreu uma colisão envolvendo um veículo VW Fox branco e uma moto Honda Biz lilás, ambos com placas Mercosul, sendo que deste […]

Acidente de trânsito na rotatória da Tirol deixa motociclista ferida em Porto União

Por volta das 18 horas e 20 minutos desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para atender um acidente de trânsito na Avenida dos Ferroviários, no trecho conhecido como Rotatória da Tirol. No local, um veículo Raffae V e uma moto Honda Bis 125 colidiram, resultando em ferimentos na condutora […]

Acidente na BR-476 em Paula Freitas: Caminhão Carregado de Areia Tomba

Na tarde desta quinta-feira (11), um caminhão Volvo com placas de Marmeleiro/PR, tombou na BR-476, na Colônia Luzia, em Paula Freitas, próximo à Revestical. O veículo estava carregado de areia. O motorista, um homem de 40 anos, sofreu ferimentos moderados e foi encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi […]