Santa Catarina registra queda no número de homicídios e latrocínios em 2023 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Santa Catarina registra queda no número de homicídios e latrocínios em 2023


12 de setembro de 2023

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou nesta segunda-feira, 11, os dados de mortes violentas relativas ao período de 1º de janeiro a 11 de setembro deste ano. Os destaques ficam por conta da queda no número de homicídios, com -3,52% e de latrocínios, que ficaram em – 76,47%.

A comparação entre o mesmo período de 2022 e de 2023 revelou que os homicídios caíram de 369 para 356 casos. Já com os latrocínios, o número despencou de 17 no ano passado para 4, até esta segunda-feira, 11.

As informações são das bases de dados auditadas e fornecidas pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

O delegado-geral, Ulisses Gabriel, disse durante a abertura do 2º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Polícia Civil, que a PCSC faz prisões qualificadas, por meio de mandados de prisão concedidos pelo Judiciário, a partir de inquéritos robustos. “Desta forma enseja índices que reduzem a criminalidade”, disse.

Autoria

A Polícia Civil também revelou a questão das apurações dos crimes. Dos 356 homicídios cometidos no estado este ano, 168 já foram apurados, ou seja, já têm a autoria confirmada.

Nos latrocínios, o índice é ainda mais adiantado: dos 4 crimes, 2 tiveram conclusão. As apurações são divididas entre a Polícia Civil e a Polícia Militar de Santa Catarina e podem ser feitas por meio de investigação policial, apresentação espontânea e flagrante no ato ou logo após o ato.

A relação também traz um aumento expressivo no número de mandados de prisão: foram 3.971 prisões ou crescimento de 54,88%; e nos de busca e apreensão que saltou 52,91%, chegando ao total de 5.309 ações.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]

Está chegando a 3ª Caminhada Intermunicipal “Caminho da Erva Mate”

A caminhada acontece entre União da Vitória e Porto Vitória Uma caminhada que reúne o que há de mais bonito e aprazível: O ambiente preservado de uma floresta, o rio Iguaçu, a força econômica da erva-mate que se revigora distribuindo riqueza e o Parque Histórico Iguassu, local icônico onde acontecerá a largada. A equipe organizadora […]

Associação Arte do Porto entrega nesta quinta o Troféu Valor Cultural

O prêmio é um reconhecimento ao excelente trabalho dos artesãos do município, que batalham pela manutenção de técnicas manuais e étnicas Na noite desta próxima quinta-feira, 18 de abril de 2024, as 19h30min, acontece na Sala de Eventos do Armazém 1, na Estação União em frente à Praça Hercílio Luz, a entrega do Troféu Valor […]