Santa Catarina tem o melhor julho da série histórica com queda no número de homicídios » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Santa Catarina tem o melhor julho da série histórica com queda no número de homicídios


21 de agosto de 2023

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

A prevenção e o combate à criminalidade teve um dado importante para Santa Catarina. O mês de julho registrou a melhor marca da série histórica (de 2008 para cá, quando os indicadores começaram a ser medidos) para o referido mês. Foram registrados em julho deste ano 37 homicídios. Até então, neste período da série histórica, as melhores marcas para o mês de julho haviam sido em 2013 e 2014, quando foram registrados 38 homicídios em cada mês.

:: Veja todos os boletins estatísticos gerados pela SSP

O levantamento é da Gerência de Estatística e Análise Criminal (GEAC) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Um outro dado da GEAC: de 1º de janeiro ao dia 17 de agosto deste ano Santa Catarina registrou redução no número de homicídios equivalente a -1,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram registrados 362 homicídios em 2023 contra 366 no mesmo período de 2022, em SC.

Conforme o secretário de Estado da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, as forças de Segurança de SC estão intensificando os trabalhos de monitoramento (inteligência), operações e cumprimento de mandados e os resultados aparecem.

“Nessa série histórica, que vem desde 2008 até agora, no mês de julho não registrávamos um número tão baixo de homicídios. Então o mérito das Polícias Civil, Militar, Científica e Bombeiro Militar, de todos órgãos e instituições que se agregam à segurança pública do Estado de Santa Catarina. E vamos ter ainda no futuro números cada vez melhores, Segurança cada vez mais forte e efetiva, o que representa mais paz e harmonia, mais crescimento econômico e social”, destacou o secretário.

Mais da metade dos municípios de SC sem homicídio este ano

As estatísticas da Gerência de Estatística e Análise Criminal (GEAC) revelam um outro levantamento sobre a sensação de segurança em Santa Catarina.

Este ano, 168 municípios do estado não tiveram ocorrência do crime de homicídio, o que representa 56,9% de SC. Outros 127 municípios (43,1%) tiveram ocorrência de homicídio.

O combate à criminalidade também se mostra na queda dos latrocínios, que foi de 70% no primeiro semestre no Estado, comparativamente ao mesmo período de 2022, e na diminuição da quantidade de roubos, que teve queda de 18,4% no primeiro semestre deste ano, também em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]

Está chegando a 3ª Caminhada Intermunicipal “Caminho da Erva Mate”

A caminhada acontece entre União da Vitória e Porto Vitória Uma caminhada que reúne o que há de mais bonito e aprazível: O ambiente preservado de uma floresta, o rio Iguaçu, a força econômica da erva-mate que se revigora distribuindo riqueza e o Parque Histórico Iguassu, local icônico onde acontecerá a largada. A equipe organizadora […]

Associação Arte do Porto entrega nesta quinta o Troféu Valor Cultural

O prêmio é um reconhecimento ao excelente trabalho dos artesãos do município, que batalham pela manutenção de técnicas manuais e étnicas Na noite desta próxima quinta-feira, 18 de abril de 2024, as 19h30min, acontece na Sala de Eventos do Armazém 1, na Estação União em frente à Praça Hercílio Luz, a entrega do Troféu Valor […]