Santa Catarina volta a ter chuva volumosa entre sexta e sábado » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Santa Catarina volta a ter chuva volumosa entre sexta e sábado


26 de outubro de 2023

O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos

Divulgação

Entre a sexta-feira, 27, e o sábado, 28, o processo de formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano volta a trazer temporais com chuva intensa e volumosa e acompanhados por vendavais e chance de granizo. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

Inicialmente, na sexta-feira, 27, a chuva ocorre acompanhada de temporais com chuva pontualmente intensa, especialmente entre o Grande Oeste e o Norte do estado, se espalhando para as demais regiões de Santa Catarina ao longo do dia. Entre o final da noite de sexta-feira e durante a madrugada e manhã de sábado, a chuva e os temporais ganham intensidade e se espalham sobre o estado, sendo mais intensos entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Norte.

No período de sexta, 27, a sábado, 28, são esperados volumes de chuva bastante expressivos, com acumulados que variam entre 120 mm e 160 mm em áreas do Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Planalto Norte, próximos à divisa com o Paraná, com valores que podem ficar acima. No restante do estado, os acumulados ficam entre 80mm a 120mm, com os menores acumulados ocorrendo no Litoral Sul.

“Nas areas do Grande Oeste e Planalto Sul e Norte são esperados volumes significativos e com risco muito alto de ocorrências associadas a vendavais, granizo, deslizamentos e alagamentos. Inundações e enxurradas não estão descartadas. Os temporais já começam durante a tarde e início da noite de sexta. Na sexta final da noite e sábado uma frente fria começa a se formar na região sul do Brasil influenciando o tempo em Santa Catarina no fim de semana. Vale destacar também que nas demais regiões, incluindo o Vale do Itajaí, os volumes de chuva podem ficar entre 80 e 120 milímetros”, destacou o meteorologista da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Felipe Theodorovitz.

Situação hidrológica

Com a volta das chuvas, Santa Catarina se prepara para uma semana com condições hidrológicas variadas, com possibilidade de elevação dos rios em várias regiões. No período de sexta-feira, 27, a sábado, 28, o risco é alto para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e muito alto para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul. A Epagri/Ciram e a Defesa Civil ressaltam que as previsões do tempo e a situação hidrológica podem sofrer alterações e por isso devem ser acompanhadas diariamente nos órgãos oficiais.

Fonte: Agência Catarinense de Notícias

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Selo de “Pessoa com Autismo a Bordo” é Lançado

Imagem assessoria Criado por iniciativa do deputado estadual Vicente Caropreso, o selo “Pessoa com Autismo a Bordo” passa a identificar veículos que transportam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Santa Catarina. A medida foi instituída pela Lei nº 19.035/2024, de autoria do parlamentar, e regulamentada pelo Decreto nº 1.286/2025, com o objetivo de […]

TRÊS DOENÇAS DE VERÃO

Imagem de reprodução Algumas doenças são muito comuns no verão, como o Melasma, a Dengue e a Intoxicação Alimentar. Melasma é uma doença de pele; ela se apresenta sob a forma de manchas escuras que surgem no rosto, nos braços e nas áreas do corpo muito expostas ao sol, principalmente em mulheres jovens. Não é […]

Com apoio e deputado Hussein Bakri, Porto União entrega demandas junto à Sanepar

O prefeito de Porto União, Juliano Hassan, solicitou apoio do deputado estadual do Paraná Hussein Bakri para intermediar demandas junto à Sanepar e à Copel, diante de reclamações da população sobre serviços essenciais no município. Entre os principais problemas estão cobranças de esgotamento sanitário em imóveis que ainda não estão ligados à rede e dificuldades […]