Santin Roveda apoia plano voltado a agroindústria e turismo rural para as cidades da região sul do Paraná » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Santin Roveda apoia plano voltado a agroindústria e turismo rural para as cidades da região sul do Paraná


28 de junho de 2022

Divulgação

O ex-prefeito Santin Roveda (União Brasil) destacou nesta segunda-feira, 27, o plano de desenvolvimento regional elaborado pelo programa Paraná Produtivo e que prevê ações para o incremento do turismo rural e da agroindústria na região formada pelas cidades de União da Vitória e Irati. “Este é um programa que estamos acompanhando já há algum tempo e para a execução deste plano, precisamos superar gargalos com obras de infraestrutura, especialmente a melhoria de estradas e rodovias, para diversificar a atividade econômica da região”, disse.

“Essas duas áreas, o turismo e a agroindústria, demonstram todo potencial de crescimento da região e que abrem novas possibilidades de investimentos, o que vai trazer mais emprego e renda para as cidades do sul do Paraná”, observa Santin Roveda sobre o plano traçado no programa da Secretaria Estadual de Planejamento.

Santin Roveda, pré-candidato a deputado federal, disse ainda que durante seu governo na prefeitura de União da Vitória (2017-2020) buscou os coordenadores do programa, que realizou oficinas, fez reuniões com o setor produtivo e elencou os setores que podem desenvolver e aproveitar as culturas já consolidadas na região como a produção de erva-mate e pinhão.

“Temos uma região belíssima formada por araucárias – árvores símbolo do Paraná – cachoeiras, rios como o Iguaçu e outros cursos d’água que compõem a natureza das 18 cidades do sul. Aliado às belezas naturais, temos o trabalho do campo, dos produtores, que pode entrar num roteiro de visitas turísticas”, acrescenta.

Obras necessárias – O empresário ainda destaca outros dados levantados que apontam que 40% da população da região estão concentradas nas áreas rurais. “Por isso é fundamental também incentivar a agroindústria e formar outras cadeias produtivas, processando a produção em vários itens que podem ser comercializados em outros centros”.

Santin Roveda ainda acrescenta os detalhes ressaltados pelo plano que aponta para a diversidade cultural da região formada por descendentes de ucranianos, poloneses, italianos, alemães, portugueses, eslavos e russos, além da vocação ao turismo religioso pelas características de algumas cidades como Antônio Olinto e Mallet.

“Já temos um plano para a região crescer e se desenvolver. Agora precisamos das obras de infraestrutura, de melhorias nas estradas, de mobilidade urbana, incentivo à produção, em especial à agricultura familiar. Há outras áreas e segmentos que precisam de apoio como a de tecnologia, pesquisa e ensino superior, já que temos as universidades e institutos de educação na região”, completou.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Mega-Sena deste sábado paga prêmio de R$ 57 milhões

O Concurso 2.543 da Mega-Sena, que será sorteado hoje (26) à noite em São Paulo, pagará o prêmio de R$ 57 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será feito às 20h no Espaço da Sorte, em São Paulo. Ninguém acertou as seis dezenas no último concurso, realizado quinta-feira (24) e o prêmio […]

Aneel anuncia bandeira tarifária verde para dezembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciouontem (25) a manutenção da bandeira tarifária verde no mês de dezembro para as contas de luz dos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo oitavo mês seguido. A justificativa da agência é que as condições de […]

Teor de biodiesel no diesel continuará em 10% até 31 de março

De 1º de janeiro a 31 de março, a mistura de biodiesel no diesel continuará em 10%. A medida foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que aprovou parcialmente resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicada na última segunda-feira (21). Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que a medida traz previsibilidade e segurança […]