São Mateus do Sul é uma das 18 cidades do Paraná que teve desvio de contas da CAIXA » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

São Mateus do Sul é uma das 18 cidades do Paraná que teve desvio de contas da CAIXA


13 de junho de 2023

Foto: Ilustrativa

A Polícia Civil (PC) está à frente de uma caso que tenta apurar transferências irregulares realizadas em contas bancárias de 18 prefeituras do Paraná. Conforme a corporação, todas elas pertencem à Caixa Econômica Federal.

As transferências indevidas somam um prejuízo de aproximadamente R$ 5 milhões, segundo a Associação dos Municípios do Paraná (AMP). As cidades lesadas foram as seguintes: Arapoti, Cerro Azul, Céu Azul, Doutor Camargo, Cruzeiro do Oeste, Iporã, Jaboti, Mamborê, Mandaguaçu, Matelândia, Nova Olímpia, Paranapoema, Porto Rico, Quinta do Sol, Roncador, São Manoel do Paraná, São Mateus do Sul e Terra Rica.

A organização informou que servidores perceberam saques irregulares de dinheiro das contas mantidas pelas prefeituras e, até o momento, os valores não foram ressarcidos. A principal hipótese das autoridades é que o caso se trata de um estelionato.

A reportagem da RDX entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul que ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso. Eles também não informaram até o momento quanto foi o valor retirado da conta do município e se o valor foi ressarcido.

O QUE DIZ A CAIXA

A CAIXA informou, em nota, que os desvios estimados em mais de R$ 5 milhões das contas de 18 prefeituras de cidades do Paraná não foram falha na segurança interna do banco.

“Com relação ao caso em questão, o banco ressalta que há decisão judicial proferida pela 1ª Vara Federal de Campo Mourão, a qual conclui que ‘a situação ocorreu no contexto fático específico entre a parte requerente e o suposto estelionatário, sem qualquer relação com a atuação da instituição financeira. Não se trata de quadro fático referente a falha na segurança que se espera das operações bancárias, o que afasta, desse modo, a caracterização de fortuito interno’”, diz a nota.

A CAIXA disse ainda que “está trabalhando com todos os elementos fornecidos pelas municipalidades na busca pela solução dos golpes sofridos”.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


SEA abre inscrições para contratação de técnicos agrimensores em Santa Catarina

O período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), já está aberto para o preenchimento de 10 vagas temporárias de técnicos agrimensores, incluindo uma reservada para Pessoa com Deficiência (PCD).  O objetivo da contratação é atender à crescente demanda por celeridade nos processos de regularização fundiária, gerenciados […]

Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos […]

Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro

A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual […]