São Mateus do Sul é uma das 18 cidades do Paraná que teve desvio de contas da CAIXA » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

São Mateus do Sul é uma das 18 cidades do Paraná que teve desvio de contas da CAIXA


13 de junho de 2023

Foto: Ilustrativa

A Polícia Civil (PC) está à frente de uma caso que tenta apurar transferências irregulares realizadas em contas bancárias de 18 prefeituras do Paraná. Conforme a corporação, todas elas pertencem à Caixa Econômica Federal.

As transferências indevidas somam um prejuízo de aproximadamente R$ 5 milhões, segundo a Associação dos Municípios do Paraná (AMP). As cidades lesadas foram as seguintes: Arapoti, Cerro Azul, Céu Azul, Doutor Camargo, Cruzeiro do Oeste, Iporã, Jaboti, Mamborê, Mandaguaçu, Matelândia, Nova Olímpia, Paranapoema, Porto Rico, Quinta do Sol, Roncador, São Manoel do Paraná, São Mateus do Sul e Terra Rica.

A organização informou que servidores perceberam saques irregulares de dinheiro das contas mantidas pelas prefeituras e, até o momento, os valores não foram ressarcidos. A principal hipótese das autoridades é que o caso se trata de um estelionato.

A reportagem da RDX entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul que ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso. Eles também não informaram até o momento quanto foi o valor retirado da conta do município e se o valor foi ressarcido.

O QUE DIZ A CAIXA

A CAIXA informou, em nota, que os desvios estimados em mais de R$ 5 milhões das contas de 18 prefeituras de cidades do Paraná não foram falha na segurança interna do banco.

“Com relação ao caso em questão, o banco ressalta que há decisão judicial proferida pela 1ª Vara Federal de Campo Mourão, a qual conclui que ‘a situação ocorreu no contexto fático específico entre a parte requerente e o suposto estelionatário, sem qualquer relação com a atuação da instituição financeira. Não se trata de quadro fático referente a falha na segurança que se espera das operações bancárias, o que afasta, desse modo, a caracterização de fortuito interno’”, diz a nota.

A CAIXA disse ainda que “está trabalhando com todos os elementos fornecidos pelas municipalidades na busca pela solução dos golpes sofridos”.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Eder de Souza é bicampeão do Trail Run 5k de Natal

Vestido a caráter o corredor Éder de Souza venceu novamente o Trail Run 5K de Natal, disputado na manhã do domingo, 14 de dezembro, no Coas Park, em Porto União. A prova festiva fechou a temporada 2025 das corridas de rua na região. Para esse ano a organização da prova inverteu o sentido do traçado […]

Rock dos anos 80 e Orquestra Jazz Sinfônica se unem em show inesquecível na Praça do Chafariz

–  Acontece na noite desta quinta-feira, na Praça do Chafariz, em Porto União, um grande evento que promete unir estilos e sonoridades de forma inédita na região. O projeto SIM e a banda Flow Drive se reúnem para um show especial que combina os maiores sucessos do rock dos anos 80 com a delicadeza e […]

Caso UNIUV/UNESPAR: Prefeito de União da Vitória esclarece inconsistências

O prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, convocou na tarde desta quarta-feira (17) uma coletiva de imprensa para esclarecer as intercorrências relacionadas ao Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo à Câmara de Vereadores, que trata da incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Durante a […]