São Mateus do Sul se consolida como polo regional de inovação. » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

São Mateus do Sul se consolida como polo regional de inovação.


São Mateus do Sul se consolida como polo regional de inovação e lança
os programas SAMAS Gera+ e SAMAS Digital
Na manhã desta quinta-feira, 25 de abril, a Prefeitura de São Mateus do Sul lançou
oficialmente os programas SAMAS Gera+ e SAMAS Digital, durante o 1º Seminário
Regional de Inovação, promovido na Incubadora Inova São Mateus. O espaço ficou
completamente lotado, reunindo autoridades, lideranças, empreendedores e representantes
de mais de 20 municípios da nossa região.
O evento foi marcado por oficinas, painéis, debates e palestras sobre inovação,
empreendedorismo e desenvolvimento regional, consolidando São Mateus do Sul como
um verdadeiro polo de inovação do Sul do Paraná.
Durante a abertura, a prefeita Fernanda Sardanha destacou a importância dos dois
programas como parte do legado da gestão:
“Hoje não estamos apenas lançando dois projetos. Estamos iniciando um novo
tempo para São Mateus do Sul. O SAMAS Gera+ e o SAMAS Digital nasceram
do nosso compromisso com a população. Queremos que os nossos jovens
encontrem oportunidades aqui. Queremos uma cidade que cuida das pessoas
com serviços públicos modernos, próximos e eficientes.”
SAMAS GERA+: desenvolvimento estruturado e valorização do que São
Mateus do Sul já possui
Com foco na geração de empregos, atração de investimentos e fortalecimento da
economia local, o SAMAS Gera+ já está em andamento. A Prefeitura adquiriu uma nova
área industrial, atualmente em fase de regularização, que será entregue pronta para receber
empresas, centros de pesquisa, instituições de ensino e novos empreendimentos.
O programa também parte do reconhecimento do que São Mateus do Sul já tem de
melhor, como o CEMPS da Petrobras, maior centro de pesquisa em energia da América
Latina, instalado no município. O centro já confirmou um novo investimento para ampliar
seu laboratório, o que reforça a vocação da cidade como referência em ciência, inovação e
tecnologia.
“O SAMAS Gera+ parte de um cenário real e promissor. Temos instituições
como a Petrobras investindo em pesquisa aqui, e isso mostra que São Mateus
do Sul já tem um enorme potencial. O nosso trabalho é ampliar essas
oportunidades, abrir portas e transformar nossa cidade em referência em
geração de renda e inovação,” afirmou o secretário de Desenvolvimento
Econômico, Carlos Roberto Chaves.
O programa também está diretamente conectado à atuação da Incubadora Inova São
Mateus, que vem se consolidando como um espaço de apoio e aceleração para novos
negócios, startups e empreendedores locais.
SAMAS DIGITAL: mais agilidade, mais transparência, mais acesso
Já o SAMAS Digital é uma plataforma moderna que oferece mais agilidade no
atendimento à população, permitindo que o cidadão registre solicitações de manutenção
urbana, envie imagens e acompanhe todo o processo de forma digital, com mais praticidade
e menos burocracia.
“Com o SAMAS Digital, a população terá um canal direto com a Prefeitura, sem
precisar enfrentar filas ou perder tempo com burocracia. E em breve, vamos
implementar o agendamento de consultas e exames diretamente pelo
aplicativo, facilitando o acesso à saúde com respeito e eficiência,” explicou o
secretário de Governo, João Paulo Gugelmin.
O sistema foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão,
coordenada por Andrey Chaves Wactavski, e será gradativamente ampliado para outras
áreas da administração pública.
Evento reuniu lideranças regionais e reforçou protagonismo de São
Mateus do Sul
O lançamento foi prestigiado por diversas autoridades estaduais e regionais, entre elas o
secretário de Estado da Justiça do Paraná, Santin Roveda, o prefeito de União da
Vitória, Bachir Abbas, representando o deputado federal Aliel Machado, e Abimael do
Vale, representando o deputado federal Toninho Wandscheer.
Também participaram os prefeitos Mário (São João do Triunfo), Joel (General Carneiro) e
Pedro (Mallet), além dos vereadores de São Mateus do Sul: Cássio, Gi do Celeiro,
Jussara e Vagner, secretários municipais, presidentes de associações comerciais,
lideranças comunitárias e representantes de câmaras municipais de toda a região.
Com os lançamentos do SAMAS Gera+ e do SAMAS Digital, a Prefeitura de São Mateus
do Sul reafirma seu compromisso com uma gestão pública moderna, eficiente e
voltada às pessoas — onde inovação, desenvolvimento e cuidado caminham lado a
lado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Subtenente Albertino Mafra será homenageado pela Alesc durante celebração dos 100 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina 

O subtenente Albertino Mafra, de Porto União, será um dos homenageados durante a Sessão Especial promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em comemoração aos 100 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A solenidade acontecerá no dia 15 de junho, às 19 horas, no Plenário Deputado Osni Régis, no Palácio Barriga-Verde, […]

Evento em União da Vitória apresentará estudo para minimizar cheias e inundações na região 

Imagem assessoria A população de União da Vitória e região está sendo convidada para acompanhar a apresentação de resultados inéditos relacionados a um projeto voltado à minimização das cheias e inundações que atingem periodicamente o município. O encontro será realizado nesta quinta-feira, dia 11, às 19 horas, no Cine Teatro Luz, em União da Vitória. […]

Projeto de Dr. Vicente que autoriza armas de eletrochoque para defesa pessoal de mulheres avança na Alesc

Imagem assessoria A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, na manhã desta terça-feira (9), o Projeto de Lei nº 730/2025, de autoria do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (União Brasil). A proposta autoriza mulheres maiores de 18 anos a possuírem e portarem armas de incapacitação neuromuscular, popularmente conhecidas […]