SC aguarda orientação do Ministério da Saúde para imunizar adolescentes contra Covid-19 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

SC aguarda orientação do Ministério da Saúde para imunizar adolescentes contra Covid-19


18 de junho de 2021

(Fernando Frazão/Agência Brasil)

Santa Catarina aguarda a orientação do Ministério da Saúde para iniciar a vacinação de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. No dia 11 de junho, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso da vacinada Pfizer para crianças e adolescente de 12 a 15 anos.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, a vacinação só deve iniciar com a alteração do PNI (Plano Nacional de Imunização). Por ora, o plano não prevê a vacinação dessa faixa etária no país.

O superintendente acrescenta, ainda, que não está previsto o envio de doses da vacina da Pfizer para a imunização de crianças e adolescentes. Sendo assim, não há previsão para o início da imunização do grupo.

Enquanto isso, o Estado segue o cronograma, dando prioridade à vacinação de adultos. A Secretaria de Estado da Saúde prevê a vacinação de todos os adultos com pelo menos uma dose até outubro.

Vacinação já ocorre em outros países

A vacinação de crianças e adolescentes com a Pfizer já está em andamento nos Estados Unidos e na Europa.

O imunizante, que já estava liberado para pessoas acima de 16 anos, foi o primeiro a obter registro definitivo no Brasil, o que permite vacinação em massa e comercialização com o setor privado.

No Brasil, o imunizante já está sendo aplicado em duas doses, com o intervalo de três meses. A bula da Pfizer passará a indicar a nova faixa etária para o Brasil. A vacina é a única no país que pode ser aplicada em crianças e adolescentes.

De acordo com o comunicado da agência, a ampliação foi aprovada após análise de estudos feitos fora do Brasil que indicaram a segurança e eficácia da vacina também para pessoas acima de 12 anos.

A farmacêutica está em fase de testes clínicos para crianças de 6 meses a 11 anos. O estudo está sendo feito nos Estados Unidos e Europa.

Nova remessa da Pfizer

Após a entrega das novas doses da vacina da Pfizer a Santa Catarina ser adiada na quinta (17), o avião com 85.410 doses do imunizante pousou em solo catarinense na manhã desta sexta-feira (18).

Este é o maior lote da vacina já entregue ao Estado, ultrapassando a entrega anterior, em 7 de junho, quando Santa Catarina recebeu 83.070 doses do imunizante.

**NDMAIS

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]