Rádio Colmeia SC aguarda orientação do Ministério da Saúde para imunizar adolescentes contra Covid-19 » Rádio Colmeia

Escute a rádio

SC aguarda orientação do Ministério da Saúde para imunizar adolescentes contra Covid-19


18 de junho de 2021

(Fernando Frazão/Agência Brasil)

Santa Catarina aguarda a orientação do Ministério da Saúde para iniciar a vacinação de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. No dia 11 de junho, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso da vacinada Pfizer para crianças e adolescente de 12 a 15 anos.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, a vacinação só deve iniciar com a alteração do PNI (Plano Nacional de Imunização). Por ora, o plano não prevê a vacinação dessa faixa etária no país.

O superintendente acrescenta, ainda, que não está previsto o envio de doses da vacina da Pfizer para a imunização de crianças e adolescentes. Sendo assim, não há previsão para o início da imunização do grupo.

Enquanto isso, o Estado segue o cronograma, dando prioridade à vacinação de adultos. A Secretaria de Estado da Saúde prevê a vacinação de todos os adultos com pelo menos uma dose até outubro.

Vacinação já ocorre em outros países

A vacinação de crianças e adolescentes com a Pfizer já está em andamento nos Estados Unidos e na Europa.

O imunizante, que já estava liberado para pessoas acima de 16 anos, foi o primeiro a obter registro definitivo no Brasil, o que permite vacinação em massa e comercialização com o setor privado.

No Brasil, o imunizante já está sendo aplicado em duas doses, com o intervalo de três meses. A bula da Pfizer passará a indicar a nova faixa etária para o Brasil. A vacina é a única no país que pode ser aplicada em crianças e adolescentes.

De acordo com o comunicado da agência, a ampliação foi aprovada após análise de estudos feitos fora do Brasil que indicaram a segurança e eficácia da vacina também para pessoas acima de 12 anos.

A farmacêutica está em fase de testes clínicos para crianças de 6 meses a 11 anos. O estudo está sendo feito nos Estados Unidos e Europa.

Nova remessa da Pfizer

Após a entrega das novas doses da vacina da Pfizer a Santa Catarina ser adiada na quinta (17), o avião com 85.410 doses do imunizante pousou em solo catarinense na manhã desta sexta-feira (18).

Este é o maior lote da vacina já entregue ao Estado, ultrapassando a entrega anterior, em 7 de junho, quando Santa Catarina recebeu 83.070 doses do imunizante.

**NDMAIS

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Porto União participa de evento sobre sustentabilidade da Araucária e da Erva Mate

Na semana de 19 a 23 de julho aconteceu o Workshop online sobre a sustentabilidade da Araucária e as Erva Mate pelo SOBRADE (Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradada), na cidade de Xanxerê. O evento tinha como objetivo a discussão em torno da preservação das araucárias ao mesmo tempo em que se possam manejar […]

Intervalo maior de doses da vacina Pfizer aumenta níveis de anticorpos

Um intervalo maior entre as duas doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 proporciona um nível maior de anticorpos do que um intervalo mais curto, concluiu um estudo britânico, embora haja uma queda brusca nos níveis de anticorpos após a primeira dose. O estudo pode ajudar a traçar estratégias de vacinação contra a variante […]

Empresas têm até domingo para garantir parcela do Auxílio Emergencial PR ainda em julho

As empresas beneficiadas pelo auxílio emergencial oferecido pelo Governo do Paraná têm até este domingo (25) para pedir o resgate do valor e receber a primeira parcela do recurso ainda neste mês de julho. Caso façam a solicitação após esta data, o dinheiro será depositado na conta cadastrada até o último dia útil do mês […]