SC aguarda orientação do Ministério da Saúde para imunizar adolescentes contra Covid-19 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

SC aguarda orientação do Ministério da Saúde para imunizar adolescentes contra Covid-19


18 de junho de 2021

(Fernando Frazão/Agência Brasil)

Santa Catarina aguarda a orientação do Ministério da Saúde para iniciar a vacinação de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. No dia 11 de junho, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso da vacinada Pfizer para crianças e adolescente de 12 a 15 anos.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, a vacinação só deve iniciar com a alteração do PNI (Plano Nacional de Imunização). Por ora, o plano não prevê a vacinação dessa faixa etária no país.

O superintendente acrescenta, ainda, que não está previsto o envio de doses da vacina da Pfizer para a imunização de crianças e adolescentes. Sendo assim, não há previsão para o início da imunização do grupo.

Enquanto isso, o Estado segue o cronograma, dando prioridade à vacinação de adultos. A Secretaria de Estado da Saúde prevê a vacinação de todos os adultos com pelo menos uma dose até outubro.

Vacinação já ocorre em outros países

A vacinação de crianças e adolescentes com a Pfizer já está em andamento nos Estados Unidos e na Europa.

O imunizante, que já estava liberado para pessoas acima de 16 anos, foi o primeiro a obter registro definitivo no Brasil, o que permite vacinação em massa e comercialização com o setor privado.

No Brasil, o imunizante já está sendo aplicado em duas doses, com o intervalo de três meses. A bula da Pfizer passará a indicar a nova faixa etária para o Brasil. A vacina é a única no país que pode ser aplicada em crianças e adolescentes.

De acordo com o comunicado da agência, a ampliação foi aprovada após análise de estudos feitos fora do Brasil que indicaram a segurança e eficácia da vacina também para pessoas acima de 12 anos.

A farmacêutica está em fase de testes clínicos para crianças de 6 meses a 11 anos. O estudo está sendo feito nos Estados Unidos e Europa.

Nova remessa da Pfizer

Após a entrega das novas doses da vacina da Pfizer a Santa Catarina ser adiada na quinta (17), o avião com 85.410 doses do imunizante pousou em solo catarinense na manhã desta sexta-feira (18).

Este é o maior lote da vacina já entregue ao Estado, ultrapassando a entrega anterior, em 7 de junho, quando Santa Catarina recebeu 83.070 doses do imunizante.

**NDMAIS

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]