SC confirma novos candidatos ao governo em última semana de convenções » Rádio Colmeia

Escute a rádio

SC confirma novos candidatos ao governo em última semana de convenções


2 de agosto de 2022

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Santa Catarina chegou a este domingo (31) com 12 candidaturas já confirmadas ao governo do Estado, entre postulantes aos cargos de governador e vice. Os nomes têm sido anunciados nas convenções partidárias, iniciadas no último dia 20 de julho e que poderão ocorrer até a próxima sexta-feira (5), conforme prevê a legislação eleitoral.

A partir disso, as siglas terão prazo de 10 dias para registrarem as candidaturas junto à Justiça Eleitoral. A campanha eleitoral começará oficialmente então em 16 de agosto.

Confira abaixo o resultado de cada uma das convenções, na ordem em que se sucederam, e o calendário previsto para as que ainda devem ocorrer. Além dos concorrentes ao governo, os eventos também confirmaram os nomes de candidatos ao Senado, à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Novo

O Novo realizou a primeira convenção de Santa Catarina. O evento ocorreu no dia 20 de julho, de forma virtual. O partido confirmou a candidatura do promotor de Justiça Odair Tramontin a governador, com o empresário Ricardo Althoff de vice.

O médico oftalmologista Luiz Barboza Neto, que concorreu a deputado federal em 2018 e vice-prefeito de Florianópolis em 2020, será candidato ao Senado neste ano.

MDB

O MDB realizou convenção no dia 23 de julho, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Em uma das convenções mais movimentadas deste ano, os emedebistas decidiram apoiar a candidatura à reeleição de Carlos Moisés (Republicanos), indicando Udo Döhler para vice e Celso Maldaner para o Senado.

A tese venceu a outra possibilidade do partido, que era a candidatura própria de Antídio Lunelli ao governo, que causou um racha entre correligionários nos últimos meses.

Podemos

O Podemos realizou convenção também na manhã de sábado, com a qual confirmou apoio à candidatura de reeleição de Carlos Moisés. O partido ainda anunciou que terá concorrente ao Senado, mas não definou qual nome colocará na disputa.

PP

O Progressistas também fez sua convenção no último dia 23, na Hard Rock Arena, em São José. O partido confirmou a candidatura de Esperidião Amin ao governo, mas manteve em aberto a situação do vice e do Senado.

O partido conversa com o PSDB, que pode ser convidado a indicar o vice, e com o PTB de Kennedy Nunes. Até aqui, não há definição.

PTB

O PTB também se reuniu no chamado “Supersábado” de convenções em Santa Catarina. O partido decidiu lançar o deputado estadual Kennedy Nunes como candidato ao Senado, mas sem postulantes a governador e vice. O partido aguarda a conclusão de conversas para compor com alguma candidatura já apresentada.

União Brasil, PSD e Patriota

União Brasil e PSD fizeram uma convenção conjunta também em 23 de julho, no Centrosul, em Florianópolis, com apoio do Patriota.

As legendas confirmaram as três vagas da chapa majoritária, com o ex-prefeito de Florianópolis Gean Loureiro como candidato a governador, o ex-secretário da Casa Civil Eron Giordani a vice e o ex-governador Raimundo Colombo ao Senado.

PSC

O PSC, também com convenção partidária no “Supersábado”, definiu apoio à candidatura de reeleição de Carlos Moisés. O partida ainda optou por não ter candidatura própria ao Senado.

Republicanos

O Republicanos confirmou a candidatura do governador Carlos Moisés à reeleição também ao se reunir no dia 23. Mais cedo, o mandatário catarinense assistiu ao MDB confirmar o apoio à chapa na convenção emedebista.

Com isso, a convenção do Republicanos já aconteceu apresentando Udo Döhler (MDB) como candidato a vice e Celso Maldaner (MDB) para o Senado, fechando as três vagas da coligação. O grupo também tem o apoio de outras legendas.

PSTU

O PSTU se reuniu em convenção online no último dia 24, para confirmar a candidatura de Alex Alano ao governo de Santa Catarina.

O partido decidiu indicar Gabriela Santetti, que concorreu a prefeita de Florianópolis em 2020, como candidata a vice, e apresentar Gilmar Salgado para a disputa pelo Senado.

PT, PCdoB e Solidariedade

O PT fez sua convenção no dia 25 de julho e confirmou o ex-deputado federal Décio Lima como candidato a governador. O nome do vice ainda não foi definido e pode vir de PCdoB ou Solidariedade, que estiveram juntos no evento.

Na reunião, o PT também teve a confirmação de Dário Berger, do PSB, como candidato a senador, depois de uma longa disputa entre os dois pelo lugar na cabeça de chapa ao governo. A indicação fez PDT e PSOL se afastarem da frente de esquerda no Estado.

PV

O PV é outro partido que compõe a frente de esquerda em Santa Catarina e, em convenção na última quinta-feira (28), confirmou apoio a candidatura de Décio Lima. A sigla terá Guaraci Edson Fagundes como primeiro suplente de Dário Berger.

PDT

O PDT confirmou neste sábado (30) o nome de Jorge Boeira como candidato ao governo. O vice será Dalmo Claro de Oliveira. O partido vai para a disputa em chapa pura, sem coligações. A aliança lançará Hilda Deola para concorrer ao Senado.

A sigla deixou a frente de esquerda o PSB indicar a tentativa de reeleição do senador Dário Berger e recusou o convite para compor a chapa de Décio Lima (PT) com um vice devido à disputa à Presidência do pedetista Ciro Gomes com o ex-presidente Lula.

Avante

O Avante realizou sua convenção partidária também neste 30 de julho, com a qual confirmou apoio à candidatura de reeleição de Carlos Moisés. A sigla optou também por não ter nome próprio à corrida pelo Senado.

Democracia Cristã

O Democracia Cristã também optou por reforçar a coligação de apoio à reeleição do governador Carlos Moisés e por não ter candidatura própria ao Senado. A convenção da sigla ainda se deu neste mesmo dia 30.

PSOL e Rede

O PSOL e a Rede, reunidos em uma federação, também realizaram neste 30 de julho sua convenção partidária, na qual confirmaram que não terão candidatura ao governo. Fora da frente de esquerda, também não firmaram apoio a candidato algum.

A dupla oficializou, no entanto, que terá o psolista Afrânio Boppré, vereador em Florianópolis, na disputa ao Senado, com Miriam Prochnow, do outro partida da federação, na corrida eleitoral como primeira suplente dele.

Cidadania

O Cidadania confirmou em convenção partidária neste domingo (31) que não irá lançar candidatos próprios ao governo do Estado nem ao Senado. Ainda antes do evento ter início, a direção da sigla indicou que só anunciaria eventual apoio a alguma candidatura na convenção do PSDB, partido com o qual compõe uma federação a nível nacional.

PCO

O PCO confirmou, em convenção neste domingo (31),Leandro Brugnago como candidato a governador de Santa Catarina. O vice será Jair Fernandes de Aguiar Ramos. O partido vai para a disputa em chapa pura, sem coligações. A sigla lançará Caroline Santana para concorrer ao Senado. A reunião também aprovou o nome de Matheus Vetter, candidato a deputado federal, e Arthur Souza a deputado estadual.

PSDB

  • Quando: 2 de agosto, 10h, na sede do PSDB;
  • O que está em jogo: apoio a alguma candidatura, com possível indicação de vice ou Senado.

PL

  • Quando: 5 de agosto, 20h, na Associação Catarinense de Medicina (ACM), em Florianópolis;
  • O que está em jogo: confirmação da candidatura de Jorginho Mello a governador.

PSB

  • Quando: 5 de agosto, 17h, na Alesc;
  • O que está em jogo: oficialização da candidatura de Dário Berger a senador.

Pros

  • Quando: 5 de agosto, horário e local a definir;
  • O que está em jogo: confirmação da candidatura de Ralf Zimmer Júnior a governador ou apoio a outra candidatura.

**NCSTOTAL

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Mega-Sena deste sábado paga prêmio de R$ 57 milhões

O Concurso 2.543 da Mega-Sena, que será sorteado hoje (26) à noite em São Paulo, pagará o prêmio de R$ 57 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será feito às 20h no Espaço da Sorte, em São Paulo. Ninguém acertou as seis dezenas no último concurso, realizado quinta-feira (24) e o prêmio […]

Aneel anuncia bandeira tarifária verde para dezembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciouontem (25) a manutenção da bandeira tarifária verde no mês de dezembro para as contas de luz dos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo oitavo mês seguido. A justificativa da agência é que as condições de […]

Teor de biodiesel no diesel continuará em 10% até 31 de março

De 1º de janeiro a 31 de março, a mistura de biodiesel no diesel continuará em 10%. A medida foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que aprovou parcialmente resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicada na última segunda-feira (21). Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que a medida traz previsibilidade e segurança […]