SC: Projeto de Lei prevê parcelamento de débitos de ICMS para empresas em até 120 vezes » Rádio Colmeia

Escute a rádio

SC: Projeto de Lei prevê parcelamento de débitos de ICMS para empresas em até 120 vezes


2 de setembro de 2021

Fotos: Ricardo Wolffenbuttel/ SECOM

O Governo do Estado apresentou à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), nesta quarta-feira, 1, o projeto de lei que solicita autorização junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) de parcelamento de ICMS para empresas, especialmente as prestadoras de serviço de transporte de passageiros ou cargas e aos demais setores impactados pelos decretos de restrição de atividades em função da pandemia de Covid-19.

A proposta faz parte de um pacote de projetos de lei entregue nesta quarta-feira pelo chefe da Casa Civil, Eron Giordani, e pelos secretários de Estado da Fazenda, Paulo Eli, e da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, ao presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal, e aos líderes dos partidos.

“Esse projeto permite o parcelamento por dez anos do ICMS vinculado ao percentual de faturamento das empresas. É uma ação que atinge muitos setores econômicos e permite que os empresários consigam pagar seus débitos”, afirmou Paulo Eli.

A proposta inclui parcelamento de débitos de ICMS relativos a fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2020, em até 120 vezes.

Foto: Rodolfo Espínola / AgênciaAL

O secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, ressalta a importância da matéria junto ao setor de transporte. “A iniciativa representa uma ajuda importante para as empresas de transporte que já não estavam em situações financeiras muito boas mesmo antes da pandemia”, afirmou.

O PL não autoriza a dispensa dos juros e da multa incidentes sobre o débito
tributário. “O Estado quer auxiliar empresas que já se encontravam em dificuldade financeira em período anterior à pandemia, concedendo parcelamento dos impostos, porém, sem excluir multas e juros”, explica a diretora de Administração Tributária (DIAT), Lenai Michels.

Recentemente, o Estado disponibilizou o Programa Catarinense de Recuperação Fiscal de 2021 (Prefis-SC/2021), que ofereceu descontos de até 90% em multas e juros de impostos, incluindo o ICMS. Nesta edição, foi autorizado pagamento parcial dos débitos tributários, com desconto proporcional, além de parcelamento em até 60 vezes para fatos geradores ocorridos entre 1º de março e 31 de dezembro de 2020.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória confirma seis novos casos da Covid-19

União da Vitória confirmou seis novos casos positivos da Covid-19 nesse sábado, 27. Não foi foram registrados pacientes recuperados que receberam alta e podem voltar ao convívio social. O boletim epidemiológico sofreu algumas alterações e agora recebe os números de coletas e resultados realizados por laboratórios particulares. O município tem 18 casos ativos em tratamento […]

Porto União confirma dois novos casos e um paciente recuperado da Covid-19

Dois novos casos e um paciente recuperado da Covid-19 foram registrados pela secretaria de Saúde de Porto União. A informação foi publicada nessa sexta-feira, 26. São 14 casos ativos em tratamento no momento. As informações foram divulgadas por meio de boletim epidemiológico. De acordo com a secretaria, não há leitos adultos na enfermaria ocupados e […]

Chegada de Papai Noel da CDL dá início as comemorações de Natal no Vale do Iguaçu

Na noite desta sexta-feira, 26, o Vale do Iguaçu acompanhou a chegada do Papai Noel da CDL. A carreata que saiu da Rua Visconde de Guarapuava e finalizou na Estação União, na Rua Carlos Cavalcante, reuniu diversas pessoas pelo trajeto. Os prefeitos de União da Vitória e Porto União entregaram as chaves da cidade ao […]