SC sanciona lei que inclui lactantes no grupo prioritário da vacinação contra Covid-19 em SC » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

SC sanciona lei que inclui lactantes no grupo prioritário da vacinação contra Covid-19 em SC


17 de junho de 2021

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

As mulheres que estão em fase de amamentação, chamadas lactantes, agora fazem parte do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina. O governador Carlos Moisés sancionou na manhã desta quinta-feira, 17, lei que coloca esse grupo entre as prioridades do processo de imunização no Estado. O projeto, de autoria do deputado estadual João Amin, foi aprovado nesta semana na Assembleia Legislativa (Alesc).

Segundo o governador, a nova legislação vem em momento oportuno. Ele conta que o tema mobilizou tanto os parlamentares quanto o Governo do Estado, o que resultou em uma aprovação célere.

:: Veja mais fotos na galeria

“Acredito que, para além do momento atual, essa lei é um legado para as futuras gerações. O novo coronavírus causa uma doença grave, que pode ser combatida apenas por meio da vacina. As lactantes podem ajudar no processo de imunização dos bebês e por isso resolvemos avalizar este projeto”, ressalta o governador.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, conta que será emitida uma nota técnica sobre o assunto e que também haverá uma deliberação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para a inclusão das lactantes entre os grupos prioritários da forma mais ágil possível.

Na visão do deputado estadual João Amin, já há estudos que apontam que as mães vacinadas podem repassar anticorpos aos bebês, o que garantiria também a sua imunização. Dessa forma, a inclusão das lactantes foi uma questão que sensibilizou os parlamentares.

“Essa lei demonstra que essa é uma causa importante. Foi um movimento da sociedade civil organizado espontaneamente e que teve força. O momento é de agradecer a todos que se envolveram nessa causa. Com apenas uma vacina, nós poderemos imunizar duas ou mais pessoas”, diz o deputado.

Celebração pela conquista

Para Isabel Cristina de Oliveira Dionísio, representante do movimento de lactantes pela vacina em Santa Catarina, o momento é de comemoração. Ela conta que o grupo estava mobilizado há pouco mais de um mês e que contou com um apoio rápido das autoridades estaduais.

“Pudemos ver que o Estado de Santa Catarina se preocupa com as mães e as crianças. Pela voz de todas as mães, pudemos trazer essa situação importante para ser apreciada pelo poder público. É um momento satisfatório e estamos muito felizes. Não esperávamos outra conduta das nossas autoridades”, diz Isabel.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


4ª Osterbaumfest inicia nesta sexta-feira em Porto União

Em sua quarta edição a Osterbaumfest inicia nesta sexta-feira, 11, em Porto União. Organizada pelo Instituo Grünenwald, a festa tem o apoio da Rádio Colmeia, Prefeitura de Porto União, Grupo de Caminhadas Porto União da Vitória, Senac e Stiegler Bike Shop. A programação está recheada de atividades para todas as idades e gostos. Confira abaixo […]

ACAERT e Uvesc firmam parceria para divulgar a atuação dos legislativos municipais

Iniciativa visa aproximar as duas entidades em prol da sociedade catarinense A ACAERT e a Federação das Câmaras Municipais de Santa Catarina- Uvesc firmaram na tarde desta quinta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Chapecó, uma parceria inédita com o objetivo de ampliar a visibilidade dos legislativos municipais no estado. Assinaram a parceria os presidentes […]

Socioeducação com resultado: o exemplo do Paraná que o Brasil deveria seguir

Num Brasil que ainda reluta em discutir a socioeducação com a seriedade que o tema exige, o Estado do Paraná tem mostrado que é possível fazer diferente. Ontem, em Piraquara, foi inaugurada mais uma unidade socioeducativa, agora na Unidade São Francisco, resultado de uma união de esforços entre o Governo do Estado, o Judiciário e, […]