Rádio Colmeia “Se o estupro é inevitável e eminente, relaxa e aproveita”, diz professor universitário de UVA em aula online » Rádio Colmeia

Escute a rádio

“Se o estupro é inevitável e eminente, relaxa e aproveita”, diz professor universitário de UVA em aula online


20 de março de 2021

O estupro está inserido como crime no Artigo 213 do Código Penal – Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Em uma aula online realizada no dia 12, um professor universitário da Uniguaçu de União da Vitória utilizou a frase “Se o estupro é inevitável e eminente, relaxa e aproveita”. 

Durante a explicação de uma aula o professor inicia dizendo “que é algo meu amigo, que você tem que se adaptar. Desculpe meninas, sei que é chulo o que eu vou dizer, mas é aquele ditado: se o estupro é inevitável e eminente, relaxa e aproveita. Essa é uma condição”.

Imagens: Reprodução

O trecho da aula vazou e circulou por diversos grupos de WhatsApp. Grupos do Vale do Iguaçu ligados ao direito das mulheres repudiaram a fala do professor. Na noite desta sexta-feira, 19, a Uniguaçu emitiu uma nota dizendo que pediu desculpas a turma e finalizou dizendo que desligou o professor da instituição.

Acompanhe a nota na íntegra:

O artigo 213 do Código Pena consta que constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso, resulta em pena de 6 a 10 anos.

Para o caso do estupro resultar em lesão corporal grave, ou a vítima ter entre 14 e 18 anos, a pena é aumentada, de 8 a 14 anos; se resultar em morte, de 12 a 30 anos.

Lembrando que todo ato sem consentimento das pessoas envolvidas é crime.

No ano de 2017 a instituição registrou problemas com assédio por meio de alunos, que emitiram um comunicado e fixaram em um dos corredores da faculdade. O comunicado dizia para os acadêmicos do curso de Direito deixassem de obstruir o trânsito no corredor em horários de pico. “Gostamos de passar por aí, tendo em vista que suas acadêmicas são uma delícia”, estava escrito em seguida.

Ao final do comunicado estava a frase “Garantindo sempre o bom fluxo das novinhas no grau acadêmico”. A imagem circulou pelas redes sociais na época.

Imagem: Reprodução

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Polícia Militar de Porto União lança campanha “Vacina contra a Fome”

Em um momento tão crítico da pandemia, queremos incentivar a sociedade a contribuir com nossas ações de combate à fome, garantindo a segurança alimentar das muitas famílias do município em situação de vulnerabilidade. Pensando nisso, a PM de Porto União, por meio do projeto “Setor de Apoio Humanitário”, está convidando você a exercer a generosidade […]

Chefe Regional do Ciretran de UVA morre vítima da Covid-19

O Chefe Regional da 4ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de União da Vitória, Alceu Lourenço de Paula de 57 anos, que foi diagnosticado com Covid-19, veio a óbito neste sábado, 17. Alceu de Paula apresentou sintomas, como dificuldades para respirar e dores de cabeça na metade do mês de março. Ele estava internado na […]

Caixa pode fazer novas antecipações de saques do auxílio emergencial

Depois de antecipar em duas semanas, o saque da primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial, a Caixa Econômica Federal poderá fazer o mesmo com as demais parcelas, disse ontem (16) o presidente do banco, Pedro Guimarães. Segundo ele, a medida será tomada se o calendário da primeira parcela funcionar bem. “A partir da avaliação do […]