Secretaria de Cultura e Turismo recebe instrumento musical » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Secretaria de Cultura e Turismo recebe instrumento musical


29 de maio de 2013

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

A Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União recebeu nesta terça-feira, 28, uma doação de um instrumento musical. A professora Renate Ihlenfeld, repassou a Secretaria uma cítara-concerto para a Orquestra Municipal, que está sendo formada.

O secretário José Carlos Gonçalves agradeceu a professora Renate Ihlenfeld pelo belo ato de desprendimento e apoio ao desenvolvimento das atividades culturais no Município.

O que é uma cítara-concerto?

A Cítara-concerto (Konzertzither) possui 5 cordas sobre um braço com 29 trastos e de 26 a 37 cordas livres, alcançando até cinco oitavas e meia. Toca-se pressionando as cordas de melodia com os dedos da mão esquerda e dedilhando-as com um anel colocado no polegar da mão direita. Os demais dedos da mão direita tocam as cordas livres. Usualmente, as 5 cordas com trastes são usadas para a melodia e as livres, para a harmonia. Apesar de a aparência e nome lembrarem um instrumento muito antigo, a Cí­tara-concerto apenas atingiu a forma atual no final do séc. XIX.

Ela é um elemento cultural marcante de regiões germânicas, como o Sul da Alemanha, Áustria, Suíça e de nações eslavas, como o norte da Croácia e a Eslovênia.

A cítara foi trazida ao Brasil por imigrantes alemães e austríacos da primeira metade do séc. XX e segunda metade do séc. XIX, e era utilizada nos encontros de músicos. Nos locais em que havia maior quantidade de músicos do instrumento, alguns grupos surgiram, como foi o caso da orquestra de Ludwig Carl Egg, em Curitiba.

A agremiação mais importante deste gênero foi o clube de cítaras Almenrausch und Edelweiß. Organizada pelo prof. Ottmar Schmidt em São Bento do Sul, Santa Catarina, era inclusive reconhecida pelo Deutscher, a associação alemã mais importante para a promoção da cítara. Participavam músicos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que se reuniam periodicamente e realizavam concertos.

 

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Londrina e Athletico empatam no primeiro jogo da semifinal do Paranaense

Foto:Rafael Martins/RVAC Em jogo movimentado, Londrina e Athletico empataram por 2 a 2, na noite deste domingo (15), no Estádio do Café, no primeiro jogo da semifinal do Paranaense 2026. Diante de 11.322 torcedores, o Londrina abriu o placar com André Luiz, no primeiro tempo. O Furacão, que jogou com o time aspirante, virou ainda […]

Casos de chikungunya crescem em Santa Catarina

Santa Catarina registra um avanço preocupante nos casos de chikungunya neste início de 2026. Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que, entre janeiro e fevereiro, foram contabilizados 43 casos prováveis da doença em meio a 78 notificações — número mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025, quando houve 20 […]

Brasil conquista a primeira medalha nas Olimpíadas de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história é o  primeiro esquiador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. E foi de ouro! A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno. E logo a dourada. O […]