Secretária de Finanças diz que São Mateus do Sul foi vítima de fraude eletrônica em acesso a conta CAIXA » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Secretária de Finanças diz que São Mateus do Sul foi vítima de fraude eletrônica em acesso a conta CAIXA


14 de junho de 2023

Foto: Divulgação

Em entrevista para a RDX FM na manhã desta quarta-feira (14), a Secretária de Finanças, Izabel Kempinski, disse que o município foi vítima de estelionatários que invadiram no ano passado, as contas do município disponíveis na CAIXA.

Além de São Mateus do Sul, mais Prefeituras do Paraná foram vítimas de golpistas, sendo: Arapoti, Cerro Azul, Céu Azul, Doutor Camargo, Cruzeiro do Oeste, Iporã, Jaboti, Mamborê, Mandaguaçu, Matelândia, Nova Olímpia, Paranapoema, Porto Rico, Quinta do Sol, Roncador, São Manoel do Paraná e Terra Rica.

Segundo a Secretária, a fraude eletrônica aconteceu no dia 13 de julho de 2022. Por volta das 10h, uma funcionária da Prefeitura recebeu uma ligação, desconfiando dessa forma que poderia ser um golpista.

“A responsável pelo departamento de tesouraria que percebeu o ocorrido. Ela recebeu uma ligação telefônica, a pessoa se identificando como técnico da parte de informática da CAIXA, e que ele estava fazendo um estudo visto que na plataforma de pagamentos [segundo ele] iria ocorrer uma mudança”, conta.

De acordo com Izabel, quando a funcionária percebeu que o homem na ligação pediu para que ela acessasse um link, ela desligou o telefone.

“Como ela mesmo relatou no boletim de ocorrência feito, provavelmente a ligação tratava-se de uma fraude. Em seguida, ela foi na CAIXA relatando o ocorrido, quando o gerente chegou falando que tinha sido concretizado duas retiradas das contas do município, num total aproximado de R$ 50 mil”, disse.

Feito o boletim de ocorrência no mesmo dia, o setor jurídico da Prefeitura iniciou a questão burocrática junto à CAIXA para ressarcimento do valor retirado. No momento, o processo corre na Justiça.

“Todos os munícipes que quiserem acompanhar de perto essa situação, nós estamos disponíveis na Secretaria de Finanças onde tem todo o processo, para que não ocorra aqueles comentários indevidos, que na maioria das vezes as pessoas não sabem do que se trata. Colocamos à disposição os boletins de ocorrência para a população, para que a imagem dos nossos funcionários da tesouraria não seja difamada”, encerra.

A CAIXA disse em nota que “está trabalhando com todos os elementos fornecidos pelas municipalidades na busca pela solução dos golpes sofridos”.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Colisão entre ciclistas deixa homem ferido em Porto União

No final da manhã desta terça-feira (24), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para deslocar até a Avenida Expedicionário Edmundo Arrabar, em frente ao ponto de vendas Doble W no bairro Santa Rosa, para prestar atendimento de um acidente, sendo uma colisão entre dois ciclistas. A informação recebida pela central 193 é […]

Resolução do Conselho Monetário Nacional traz mudanças em restrições ambientais para produtores rurais

Produtores Rurais que enfrentavam dificuldades por conta de embargos em suas propriedade agora podem celebrar mais uma conquista. O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB) anunciou a Resolução 5193, publicada pelo Conselho Monetário Nacional em 19 de dezembro de 2024, que traz mudanças significativas para quem lida com restrições ambientais. “Essa conquista é fruto de muita […]

Paraná consolida liderança no Ideb e reforça protagonismo no cenário nacional em 2024

O desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um grande marco da Educação do Paraná em 2024. O Estado consolidou sua liderança no Ideb e reforçou o protagonismo no cenário nacional. Os dados divulgados em agosto pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) […]