A Secretaria de Saúde de General Carneiro alerta a população para uma doença pouco conhecida no município, mas que deve ser considerada e ficar em alerta, é a Hanseníase que cresce cada vez mais no Brasil todo.
A Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium Leprae. A Hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.
Os sintomas da hanseníase incluem a sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor, caroços e placas em qualquer local do corpo, diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
Conforme a chefe da Vigilância Epidemiológica do Município, enfermeira Francielli Portela Ferraz, General Carneiro não tem registrado casos desta doença, mas caso perceba os sintomas, você deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e conversar com a equipe de saúde, diagnosticada a doença no início, o tratamento é mais curto. Vale ressaltar que a Hanseníase tem cura em todas as fases é o tratamento é gratuito.
Outro detalhe da doença da Hanseníase é que mesmo com a doença é possível trabalhar e levar a vida normalmente, além da cura é possível viver com saúde, sem sequelas e com qualidade de vida.
Via comunicação Prefeitura de General Carneiro.