A Administração de Cruz Machado recebeu voluntariamente da Prefeitura de União da Vitória cerca de 400 testes rápidos para Covid-19. A secretaria municipal de Saúde fez na última quarta-feira (7) a realização da testagem sorológica gratuita em pessoas que não possuíam sintomas da Covid-19, que tinham dúvidas ou curiosidade quanto ao resultado.
Estes testes rápidos de IGM e IGG aconteceram por meio de coleta de sangue com o resultado disponível em até 15 minutos. Em casos de resultado positivo para Covid-19, o paciente recebeu orientações para isolamento domiciliar e foi necessário realizar o teste oficial, RT-PCR, referência no diagnóstico da Covid-19.
Foram disponibilizados testes para a população do centro da cidade, bairros e arredores, realizados no Centro de Saúde Dr. Carlos Renato Passos – para a população do distrito de Santana os testes foram realizados na UBS Ludovica Karaz e, na linha Vitória, a testagem ocorreu no Posto de Saúde da localidade. Como a quantidade de testes era limitada, houve a entrega de senhas no início da manhã a fim dos interessados garantirem sua testagem.
Os dados obtidos nesta testagem em massa foram divulgados posteriormente pela Vigilância Epidemiológica, através da secretaria de Saúde, sendo que, dos 333 testes aplicados, 14 foram resultado positivo IgM, ou seja, positivo para Covid. Estes pacientes precisaram realizar novos testes para concluir o diagnóstico, sendo que a secretaria de Saúde ofereceu o teste RT-PCR e algumas destas pessoas optaram por realizar o teste em laboratórios particulares.
O prefeito Antonio Luis Szaykowski agradeceu a Administração Municipal de União da Vitória pela doação destes testes, frisando o ótimo relacionamento que as administrações possuem. ” Em nome da Gestão Cruz Machado para todos quero agradecer ao prefeito, meu colega e amigo pessoal, Bachir Abbas, obrigado por destinar estes testes, os quais foram muito importantes para realizarmos nesta sessão especial de triagem em pessoas que possuiam algum tipo de sintoma de Covid-19, agradecemos, de coração, por este apoio recebido”, destacou Szaykowski.