Secretaria de Saúde realiza reunião em Unidade Básica de Saúde » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Secretaria de Saúde realiza reunião em Unidade Básica de Saúde


25 de setembro de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Porto União, sob o comando de Jair Giraldi, reuniu na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Rosa, nesta sexta-feira, 20, os funcionários da unidade para repassar alguns dados e informações sobre a Secretaria e os índices do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Após este primeiro momento os funcionários assistiram a peça Teatral, que é realizada em conjunto com a Escola Antônio Gonzaga e Secretaria, através do Projeto Porto União Jovem Saudável, inserida no Programa de Saúde na Escola (PSE), que aborda o tema Prevenção de DST/AIDS.

O Projeto acontece com a coordenação da Assistente Social, Márcia Maria Baggio Caus, da Pedagoga Eliane Bradoski e do ator e diretor Lício Ferreira. O uso de linguagem teatral cria a possibilidade de discussão profunda de questões sociais.

De acordo com Bradoski este trabalho Jovem Saudável iniciou no colégio Antônio Gonzaga, com o tema higiene corporal; sexualidade; DST, e gravidez na adolescência. “Neste ano surgiu à ideia de fazer um teatro, para formar multiplicadores dessas informações, além de trabalhar na linguagem dos alunos. Este projeto inovador está inserido no concurso de estratégia de saúde e família da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Canoinhas”, explicou.

Em outubro o teatro será levado para todas as escolas a fim de disseminar as orientações sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Os alunos da 6ª Série em diante receberão a apresentação do teatro. “Com o PSE conseguimos levar o posto inteiro para dentro das escolas. É um trabalho de prevenção. Está é a nossa intenção” afirma a enfermeira Maria Inês Zielinski.

Toda a sexta feira, a Secretaria realiza uma reunião em uma unidade para discutir soluções para os problemas apresentados durante a semana. Nesta sexta-feira, o encontro foi realizado na unidade do Bairro Santa Rosa. “Conversamos sobre os dados IDH do município e trouxemos informações como foi medida este índice, em seguida assistimos à peça de teatro.

Através da peça buscamos passar informações e conhecimento para que a população de maneira geral possa compreender melhor como as doenças são transmissíveis. Essa mensagem além de interessante é necessária”, destacou. As informações estão sendo levadas para as crianças que agora passaram a aprender sobre sexo de forma responsável e correta e assim possam se prevenir. “Precisamos quebrar este tabu de falar sobre sexo e DST, pois são doenças que matam os nossos filhos”, finalizou Giraldi.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Celular da Nokia apelidado de ‘tijolão’ volta ao mercado em aniversário de 25 anos

A empresa de tecnologia relançou o Nokia 3210 SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os anos 2000 estão de volta, e o celular ‘tijolão’ também. A empresa europeia HMD Global, vendedora licenciada de aparelhos da Nokia, relançou o Nokia 3210 após 25 anos da estreia do produto no mercado. A HMD tenta surfar na onda de […]

Solteirão texano busca amor em outdoor por R$ 2.200 por semana

A ideia audaciosa de Al Gilberti parece estar dando certo. Em apenas duas semanas, ele já recebeu mais de 400 ligações e 50 e-mails, segundo o New York Post Cansado de estar sozinho, um homem de 70 anos no Texas, Estados Unidos, decidiu investir em uma estratégia inusitada para encontrar o amor: alugar um outdoor […]

Festival Paradesportivo das Regionais trouxe evoluções e acessibilidade para a região Sul do Paraná

União da Vitória sediou ontem (14) o Festival Paradesportivo das 14ª Regional de Esportes do Paraná. O município foi escolhido como sede devido ao importante trabalho local realizado com o paradesporto, uma referência regional capitaneada por Ednilson Godoy, vereador proponente do projeto que inclusive é lei municipal.  O evento reuniu mais de 70 participantes no […]