Na próxima quinta-feira, 28, o Governador do Paraná, Beto Richa, tem agenda confirmada em União da Vitória para o período da tarde. Antes disso, pela manhã, o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Anacléto Ortigara, estará reunido com os prefeitos da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar) para acertar detalhes dos serviços da patrulha rural mecanizada e debater projetos de fomento a agricultura.
O presidente da Amsulpar e prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, solicitou auxílio do presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni, para que houvesse uma discussão sobre os serviços da patrulha e projetos agrícolas. Rossoni viabilizou a vinda de Ortigara e da diretoria da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) que é a gestora do programa ‘Patrulha do Campo’. O objetivo é que a patrulha atenda aos interesses locais.
Os prefeitos da Amsulpar vão gerenciar as máquinas e os custos operacionais. Estima-se um custo anual de aproximadamente R$ 4,5 mil para execução de um serviço que poderia custar mais de R$ 500 mil caso contratasse o mesmo maquinário de forma terceirizada. Em União da Vitória a prefeitura quer utilizar essas máquinas na rota das cachoeiras e Serra da Esperança, bem como na manutenção das demais vias rurais.
Em nome dos prefeitos da região, Pedro Ivo quer debater com o secretário de Estado da Agricultura e Codapar formas de auxílio para os produtores de peixe, leite e hortaliças. O prefeito entende que há um grande potencial nesses ramos de atividade e que ajuda do Estado para a região crescer nessas áreas.
Composição da Patrulha
De acordo com Codapar cada patrulha é composta por um trator esteira, uma motoniveladora, uma pá-carregadeira, uma escavadeira hidráulica, um rolo compactador, cinco caminhões basculantes, um caminhão comboio com tanque para capacidade de cinco mil litros de diesel para abastecimento das máquinas e uma picape.