Segundo período de matrículas da rede estadual vai até esta quarta-feira em Santa Catarina » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Segundo período de matrículas da rede estadual vai até esta quarta-feira em Santa Catarina


12 de dezembro de 2023

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

Para proporcionar maior agilidade ao processo de matrícula e evitar as longas filas em frente às escolas, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), junto à Secretaria de Estado da Educação (SED), disponibiliza um site onde os pais e responsáveis podem realizar a pré-matrícula dos alunos para o ano letivo de 2024 na rede estadual de ensino, de modo exclusivamente online. A plataforma conta com um visual intuitivo e com respostas às dúvidas mais frequentes, tudo para deixar a experiência ainda mais agradável e objetiva. Nesse segundo período de matrículas, a inscrição online vai de 11 a 13 de dezembro e é dedicada às vagas remanescentes.

Segundo Moema Luz Cargnin, coordenadora do Departamento de Soluções para Educação do CIASC, um dos diferenciais deste ano é a experiência do usuário na nova plataforma (UX – do inglês user experience), algo que tem sido elogiado devido ao design mais limpo, simpático, e intuitivo. “Com essa repaginada no site nós recebemos na primeira fase das matrículas, em novembro, muitos elogios e poucos chamados de dúvidas, justamente por estar tudo bem explicado e claro. Isso gera um ganho enorme para as equipes que trabalham diretamente com as matrículas e agiliza o trabalho dos pais e responsáveis. No fim, todos ganham”, comentou.

O procedimento de matrícula é dividido em duas etapas. A primeira é a pré-matrícula, feita na plataforma online, onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do processo. A segunda é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga, não é necessário imprimir, basta anotar e levar na escola.

O período para a entrega das documentações nas escolas, após a pré-matrícula via site, é de 11 a 15 de dezembro, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade de ensino. Acesse o site aqui.

Aos que não possuem acesso à rede de computadores ou outros meios eletrônicos, as matrículas podem ser feitas diretamente nas escolas. Em ambos os casos, online ou presencial, é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento do estudante
  • Cópia da Carteira de – Identidade do estudante
  • Cópia do CPF do estudante
  • Cópia do CPF do responsável
  • Cópia do comprovante de residência no nome do pai, mãe ou responsável (Água, Luz, Condomínio, Telefone, Contrato de locação)
  • Comprovante de vacinação
  • Ficha de Matrícula Assinada (formulário do site: matriculaonline.sed.sc.gov.br)
  • Atestado de frequência e/ou boletim atual
  • Histórico escolar original e cópia (pode ser apresentado até 30 dias após o início do ano letivo)

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Câmara aprova imposto para compras internacionais de até US$ 50

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 28, a cobrança de taxa para produtos que custam até US$ 50 comprados em sites internacionais. Esses produtos são bastante comuns em sites como Shein e Aliexpress. A medida foi incluída dentro do Projeto de Lei 914/24, que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), destinado ao desenvolvimento […]

Concessionária anuncia aumento no preço do pedágio entre PR e SC; veja valores

As cinco praças de pedágio das rodovias BR-116/PR (Contorno Leste), BR-376/PR e BR-101/SC, no trecho entre Curitiba/PR e Palhoça/SC e que estão sob concessão da concessionária Arteris Litoral Sul, terão suas tarifas reajustadas a partir da zero hora desta quarta-feira, 29, conforme Deliberação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nº 133/2024 publicada no Diário […]

Porto União realizou 6ª Conferência Municipal das Cidades

O evento teve como objetivo promover a interlocução entre os órgãos e a população, integrar e alinhar as ideias Na tarde desta terça-feira, 28, aconteceu a 6ª Conferência Nacional das Cidades, no auditório do SENAC de Porto União, na Avenida Getúlio Vargas. A conferência teve como tema “Constituir a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, Caminhos […]