Segundo período de matrículas da rede estadual vai até esta quarta-feira em Santa Catarina » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Segundo período de matrículas da rede estadual vai até esta quarta-feira em Santa Catarina


12 de dezembro de 2023

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

Para proporcionar maior agilidade ao processo de matrícula e evitar as longas filas em frente às escolas, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), junto à Secretaria de Estado da Educação (SED), disponibiliza um site onde os pais e responsáveis podem realizar a pré-matrícula dos alunos para o ano letivo de 2024 na rede estadual de ensino, de modo exclusivamente online. A plataforma conta com um visual intuitivo e com respostas às dúvidas mais frequentes, tudo para deixar a experiência ainda mais agradável e objetiva. Nesse segundo período de matrículas, a inscrição online vai de 11 a 13 de dezembro e é dedicada às vagas remanescentes.

Segundo Moema Luz Cargnin, coordenadora do Departamento de Soluções para Educação do CIASC, um dos diferenciais deste ano é a experiência do usuário na nova plataforma (UX – do inglês user experience), algo que tem sido elogiado devido ao design mais limpo, simpático, e intuitivo. “Com essa repaginada no site nós recebemos na primeira fase das matrículas, em novembro, muitos elogios e poucos chamados de dúvidas, justamente por estar tudo bem explicado e claro. Isso gera um ganho enorme para as equipes que trabalham diretamente com as matrículas e agiliza o trabalho dos pais e responsáveis. No fim, todos ganham”, comentou.

O procedimento de matrícula é dividido em duas etapas. A primeira é a pré-matrícula, feita na plataforma online, onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do processo. A segunda é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga, não é necessário imprimir, basta anotar e levar na escola.

O período para a entrega das documentações nas escolas, após a pré-matrícula via site, é de 11 a 15 de dezembro, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade de ensino. Acesse o site aqui.

Aos que não possuem acesso à rede de computadores ou outros meios eletrônicos, as matrículas podem ser feitas diretamente nas escolas. Em ambos os casos, online ou presencial, é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento do estudante
  • Cópia da Carteira de – Identidade do estudante
  • Cópia do CPF do estudante
  • Cópia do CPF do responsável
  • Cópia do comprovante de residência no nome do pai, mãe ou responsável (Água, Luz, Condomínio, Telefone, Contrato de locação)
  • Comprovante de vacinação
  • Ficha de Matrícula Assinada (formulário do site: matriculaonline.sed.sc.gov.br)
  • Atestado de frequência e/ou boletim atual
  • Histórico escolar original e cópia (pode ser apresentado até 30 dias após o início do ano letivo)

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória recebe The Big Circus um dos maiores circos do Brasil em Março

Globo da morte e o Mundo dos Dinossauros prometem encantar o público de União da Vitória e Porto União Em Março, dia 01, às 20h30, o The Big Circus estreia pela primeira vez em União da Vitória, no campo do São Bernardo Futebol Clube (Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto) com uma atração especial: o […]

Cientistas criam “arroz de carne” para combater fome e desnutrição

A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com células de boi em laboratório Cientistas da Coreia do Sul desenvolveram um novo tipo de alimento que pode ser uma solução para a fome e a desnutrição no mundo: o “arroz de carne”. A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com […]

Reconstrução da BR 476 em debate no Sul do Paraná

A reconstrução da BR 476 está em debate nessa semana. A rodovia está em condições ruins há muitos anos e diversos acidentes já foram contabilizados infelizmente. Você acompanha agora a entrevista com o Deputado Estadual Hussein Bakri, um dos representantes da região da Amsulpar, que fala sobre o que está sendo feito. O Deputado Federal […]