Semana terá grande variação das temperaturas e tempo instável em Santa Catarina » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Semana terá grande variação das temperaturas e tempo instável em Santa Catarina


22 de agosto de 2023

Divulgação/Secom

Entre terça-feira, 22, e sexta-feira, 25, está prevista uma grande variação nas condições do tempo em Santa Catarina. A partir da tarde de terça e ao longo da quarta-feira, 23, a aproximação e atuação de uma frente fria irá ocasionar temporais isolados que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e de alagamentos pontuais, principalmente em áreas do centro ao leste do estado, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas às chuvas.

De acordo com a equipe de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, “isso ocorre porque a frente fria que se aproxima possui característica semi-estacionária e, quando combinada a um sistema de baixa pressão em médios níveis da atmosfera, acaba gerando as variações climatológicas”.

Ainda durante a madrugada de terça e ao longo da quarta-feira, são aguardadas médias de vento entre 20 a 35 km/h, de direção norte/noroeste, com rajadas podendo variar entre 50 a 80 km/h. Pontualmente, em algumas regiões, essas rajadas podem até mesmo ultrapassar tais valores. Essa situação se aplica a áreas como o Grande Oeste, a Grande Florianópolis Serrana, a Serra do Litoral Sul, os planaltos e o Litoral Norte, com risco baixo a moderado para destelhamentos, quedas de árvores e problemas na rede elétrica.

As temperaturas aumentarão consideravelmente em todo o estado, com previsão de atingir 32°C no Grande Oeste, 33°C no Litoral Sul e oscilando entre 24 e 29°C nas demais regiões catarinenses. Na quarta-feira, espera-se um aumento ainda maior nas temperaturas, com a possibilidade de ultrapassar 35°C no Litoral Norte, marcando entre 30 e 34°C no Grande Oeste e no Litoral Sul, variando entre 26 e 33°C nas outras áreas. Somente no Litoral Sul, as máximas não sobem tanto, ficando na faixa entre 19 a 26°C.

Na quinta-feira, 24, a frente fria se desloca em direção ao norte de Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de temporais isolados. Além disso, os ventos do quadrante sul devem intensificar com rajadas entre 50 e 70 km/h, sendo pontualmente superiores, especialmente nas áreas próximas à costa, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos. 

O avanço de ar polar na retaguarda do sistema, favorece ainda o declínio acentuado das temperaturas no período, especialmente entre quinta, 24, e a sexta-feira, 25, quando o tempo começa a melhorar de forma gradativa no estado com risco baixo a moderado para ocorrências como agravamento de doenças respiratórias e cardíacas em pessoas de grupos de risco, pessoas em situação de vulnerabilidade e animais domésticos.

Devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos, a Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os Avisos e Boletins de previsão do tempo.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Resolução do Conselho Monetário Nacional traz mudanças em restrições ambientais para produtores rurais

Produtores Rurais que enfrentavam dificuldades por conta de embargos em suas propriedade agora podem celebrar mais uma conquista. O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB) anunciou a Resolução 5193, publicada pelo Conselho Monetário Nacional em 19 de dezembro de 2024, que traz mudanças significativas para quem lida com restrições ambientais. “Essa conquista é fruto de muita […]

Paraná consolida liderança no Ideb e reforça protagonismo no cenário nacional em 2024

O desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um grande marco da Educação do Paraná em 2024. O Estado consolidou sua liderança no Ideb e reforçou o protagonismo no cenário nacional. Os dados divulgados em agosto pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) […]

Retrospectiva 2024: SC aportou mais de R$ 1,2 bilhão em incentivo hospitalar e cirurgias eletivas

O Governo do Estado, comprometido com a redução da fila e do tempo de espera por cirurgias eletivas, deu início este ano a uma série de ações na Saúde. Entre elas, o Programa de Valorização dos Hospitais garantiu um aumento de incentivo fixo às unidades, chegando a R$ 683 milhões. Além disso, a Tabela Catarinense de […]