O vice-prefeito de General Carneiro, Sérgio Steptjuk, (no ato representando o prefeito municipal Joel Martins Ferreira que estava em viagem a Curitiba) participou do encontrou juntamente com o secretário de Administração Joares Martins Ferreira que reuniu prefeitos e representantes de toda a região para recepcionar a Senadora Gleisi Hoffmann, o governador do Paraná, Beto Richa e a Presidente da República, Dilma Rousseff em visita no município de União da Vitória nesta terça-feira, 17.
O motivo da vinda da Presidente Dilma a União da Vitória foi para participar de uma reunião com políticos no sul do Paraná, e ver de perto a situação da cidade de União da Vitória que passa no momento pela terceira maior enchente da história, sendo uma das cidades mais atingidas pelas chuvas no estado, com cerca de 12.152 pessoas desalojadas permanecem fora de casa, assim como os 520 que precisaram de abrigos públicos. A cidade, que possui cerca de 53 mil habitantes, registrou uma morte e 65 feridos, além de uma estimativa de prejuízo de R$ 100 milhões, de acordo com a Defesa Civil. No momento cerca de 40% da cidade ainda está alagada.
Na parte da manhã, os prefeitos e representantes participaram de uma reunião no gabinete do prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiw, com a senadora Gleisi Hoffmann para organizar os assuntos a serem debatida com Presidente Dilma.
Na ocasião, o vice-prefeito Sérgio Steptjuk apresentou a documentação com o pedido para terminar a obra de Contenção das Cheias que ficou inacabada no mandato passado. “Em General Carneiro, nossa situação é diferente aqui de União, mas nós também fomos muito atingidos. Nossa cidade é fundo de vale, então ela alaga e dentro de poucas horas da à vazão e baixa, mas fica o prejuízo”, explica o vice que emenda, “nós temos um projeto de Contenção de Enchentes que já foi iniciado, mas por falta de recursos ainda não foi terminado. Então gostaria de lhe entregar em mãos esse documento, e que nos fosse aberto à possibilidade de retomar esse projeto para concluir”, pediu Steptjuk.
O vice-prefeito também enfatizou sobre as condições das estradas do interior que foram bastante afetadas e destacou a importância das exigências de União da Vitória para que sejam aceitas pelo Governo Federal. ”As reivindicações de União acabam valendo para toda a região. Dependemos muito de União da Vitória e cada vez que a cidade é atingida, acaba afetando nossas cidades também”, ressalta o vice-prefeito.