Na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 6, o vencedor do prêmio TOP Inovação Uninter foi homenageado. A Moção proposta foi de aplausos ao professor do Colégio Sesi, Jefferson Rodrigues Lirio, com o projeto A Inovação Enquanto Recurso Pedagógico.
As Indicações ficaram por conta dos Vereadores Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) que apontou para o Plano Diretor, a Área Verde do Bairro Rocio no loteamento Seletas para construção de obras para beneficiar o Bairro e o Município e a ampliação do Parque Infantil no Bairro Rocio; Waldir Luiz Cortellini (PSB) para obra de abertura de via no Bairro São Bráz e José Pedro Walck (PSD) para promover feiras de vagas de empregos para pessoas com deficiência.
A Tribuna Popular e o Grande Expediente não receberam discurso.
Foi aprovado por unanimidade em votação única o Projeto 48/2021 que altera a Lei N.o 3003/2021 de 09 de dezembro de 2002, que declara de utilidade pública a Associação Recanto da Sobriedade – ARES de União da Vitória, Instituição que abriga e dá continuidade à tratamentos clínicos para pessoas que possuem transtornos mentais desde esquizofrenia aos demais transtornos e dependentes químicos e alcoólicos, todos pacientes que a família não tem condições de cuidar.
Em segunda discussão, foram aprovados por unanimidade o Projeto 46/2021 que dispõe sobre dar maior publicidade a Lei Federal 13.896/2019, onde exames relacionados ao Câncer sejam realizados no prazo de 30 dias e o Projeto 60/2021 que dispõe sobre a forma de amortização do déficit técnico atuarial (custo suplementar) para obtenção do equilíbrio financeiro e atuarial que o Município tem junto ao RPS próprio.
Os Requerimentos ficaram por conta dos Vereadores José Pedro Walck (PSD) para a construção de um quiosque na Praça Expedicionário; Thays Bieberbach (PT) mencionou em Indicação que chegou ao seu conhecimento que o serviço da UPA seria terceirizado e então solicitou informações à respeito; e junto ao colega Celso Carlos Rocha (MDB) para relatórios de informações à secretaria do Meio Ambiente sobre a defesa animal; Emerson Lourenço Litwinski (PTC) solicitou informações e documentação referente ao empréstimo efetuado na gestão anterior para pavimentação asfáltica no Município; os EDIS Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), André Cristiano Henik (SDD), Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) e Ednilson de Godoy (PV) pedem a atualização da situação da construção da Escola do Distrito de São Domingos e para que a obra seja retomada o mais breve possível e também solicitaram informações sobre a atual situação do CEMEI do Bairro Bom Jesus .
Fizeram uso da Palavra Livre os Vereadores Anderson, Alandra, Godoy, e José Pedro Walck os quais falaram sua grande maioria a respeito de suas proposições e a situação dos parquinhos dos Bairros.
Cordovan finalizou a Sessão comentando sobre o Projeto A Inovação Enquanto Recurso Pedagógico que está sendo aplicado em uma Escola do Município e que em breve atenderá a todas, Cordovan comentou a necessidade de crescimento da Cidade crescer, pensando que o Bairro São Bernardo em sua área verde está próximo ao Centro e para as estratégias do plano diretor é importante avaliar o referido assunto. Cordovan citou e parabenizou dois importantes Projetos que estão sendo desenvolvidos por Instituições, entre eles o Plano Integrado que visa unir e desenvolver as Cidades Irmãs de forma conjunta e o desenvolvido juto ao SESC que atende 400 crianças no contra turno escolar. Cordovan citou modalidades esportivas e campeonatos que estão sendo retomados pós pandemia e parabenizou os atletas.
Ao final da Sessão Ordinária foi realizada a Sessão Extraordinária que aprovou em primeira discussão por unanimidade o Projeto 49/2021, que dispõe sobre o Plano Plurianual 2022 a 2025 da administração direta, fundos e órgãos da administração indireta do poder executivo e pelo poder legislativo no Município.