Rádio Colmeia Sessão da Câmara de Vereadores de UVA fomenta importância da linguagem de sinais » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Sessão da Câmara de Vereadores de UVA fomenta importância da linguagem de sinais


27 de abril de 2021

Na noite de 26 de abril aconteceu a 12ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de União da Vitória com a presença de toda equipe de Vereadores.

Foi dado entrada no expediente o Projeto de Lei Ordinária n. 16/2021 de autoria do Poder Executivo o qual dispõe sobre a prorrogação do prazo da conclusão da obra da nova sede do Ministério Público Estadual. O Projeto foi aprovado para apreciação em regime de urgência, e seguirá posteriormente para votação.

Em segunda discussão foram votados e aprovados:
Projeto de lei ordinária 9/2021 o qual declara de utilidade pública a Associação Laços de Amor Down de União da Vitória ALAD. – Projeto de lei Ordinária 15/2021 que dispõe sobre a revogação de leis ordinárias em desuso em União da Vitória.

Em primeira discussão foi votado e aprovado o Projeto de lei Ordinária 5/2021, que institui a língua brasileira de sinais Libras, tradução e interpretação nos vídeos institucionais do Executivo e Legislativo em União da Vitória.

A Sessão foi marcada especialmente pela lembrança da comemoração ao dia 24 de abril, data que comemorou-se a lembrança da Lei n.o 10.436 de 24 de abril de 2002 que diz: “Art1.o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e outros recursos de expressão a ela associados…” Esta Lei que reconhece a LIBRAS como primeira língua da comunidade de surdos, que tem grande importância na conquista de direitos dos surdos dentro do contexto social, profissional e educacional.

Entre as indicações e requerimentos, diversos pedidos para inclusão no Projeto de Asfalto. Entre eles, chamaram atenção a revitalização da Feirinha da Estação, de autoria da Vice-Presidente Alandra Roveda (PL), espaço este que necessita de melhor cuidado e pode ser melhor explorado; e do Vereador José Pedro Walck (PSDB), que requereu ao Executivo a atual situação da Locomotiva 310.

Fizeram uso da palavra no Grande Expediente os Vereadores Emerson Lourenço Litwinski (PTC) que falou sobre o Funprevi, Ednilson de Godoy (PV) que explanou sobre a importância da linguagem em libras e exibiu um vídeo sobre o tema que teve a participação de Tatiane Aparecida Rocha, profissional que faz a tradução em Libras nos vídeos da Câmara de União da Vitória.  Valdecir José Ratko (DEM) também fez uso da palavra no Grande Expediente e ressaltou que a importância do Vereador é cobrar, mas também batalhar pelo povo. Pequenas necessidades se vistas de forma macro, mas que mudam a realidade daqueles que mais necessitam, por exemplo, pedidos para portadores de necessidades especiais e idosos, grupos estes que dependem de quem lute por eles e necessitam muito do apoio dos vereadores.

No pequeno expediente diversos Vereadores usaram a palavra, entre eles Emerson e José Pedro sugeriram alterações no regimento da Câmara, Anderson Cardoso (PROS) ressaltou que a função do Vereador é fiscalizar e legislar, apresentando soluções. Alandra Roveda exemplificou seu trabalho desde a legislatura anterior com a conquista de mais de 1milhão e meio de reais ao Município, mini arenas para o Bairro São Sebastião, São Gabriel, Castra Móvel, lixeiras entre outros.

Ao final da sessão o presidente da Casa, Cordovan Frederico de Melo Neto agradeceu a presença dos representantes da ALAD; lembrou a importância do incentivo à leitura devido ao Dia Mundial do Livro comemorado em 22 de abril e à prática de atividades físicas, que ajuda na imunidade para combater o Covid-19; parabenizou aos deputados da região em especial Alexandre Cury para os esforços em relação a implantação do Instituto de Criminalística; e por fim lembrou o recebimento de 800 doses da vacina em União da Vitória destinadas aos idosos de 62 anos. Cordovan fechou a Sessão salientando que a principal função de cada Vereador não é trazer problemas, mas colaborar, trabalhar pelo povo apresentando soluções. Desde pequenos atos, como pavimentação asfáltica até grandes projetos.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória confirma mais três óbitos por Covid-19 e soma 84 mortes pela doença

União da Vitória confirmou mais um óbito em decorrência da Covid-19 neste sábado, 15. O município soma agora 84 mortes pela doença. De acordo com a secretaria de Saúde, as vítimas tem 47, 64 e 67 anos. Confira nota na íntegra: Pacientes de 47, 64 e 67 anos com comorbidades como obesidade mórbida, insuficiência cardíaca, […]

STF decide que censo deverá ser realizado em 2022

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (14) que o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverá ser realizado em 2022. A contagem populacional estava prevista para 2020, foi adiada para 2021, devido à pandemia do novo coronavírus, mas problemas orçamentários a inviabilizaram.  Por maioria de votos, os ministros concordaram parcialmente com a […]

Câmara de Vereadores de Porto União libera 30% de público presencial nas sessões

A Câmara de Vereadores de Porto União, por determinação do seu presidente Gildo Masselai (PSDB), liberou a presença de público em 30%.  A liberação foi feita através da resolução N° 275/2021, que diz “Fica autorizado o acompanhamento das sessões presenciais pelo público, devendo ser respeitadas as seguintes medidas: Limite de ocupação 30% (trinta por cento), […]